Segunda-Feira, 09 de Março de 2020, 16h19
FRAUDES NA AL
Pré-candidato ao Senado depõe como testemunha de Arcanjo em MT
Audiência está marcada para abril em plena campanha eleitoral
RODIVALDO RIBEIRO
Da Redação
O ex-governador e atual pré-candidato ao Senado, Júlio José de Campos (DEM), foi intimado a participar de uma audiência de instrução como testemunha de defesa do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, ao lado do ex-deputado estadual Gilmar Fabris (PSD). A data marcada para o encontro dos três é o próximo dia 1º de abril, conforme a decisão proferida pela juíza Ana Cristina da Silva Mendes, no Fórum de Cuiabá.
Conforme o processo criminal que corre na Sétima Vara Criminal da Comarca da Capital, Arcanjo teria se utilizado da Assembleia Legislativa para lavar dinheiros até o montante de R$ 2 milhões com a participação da Mesa Diretora da Casa quando Gilmar Fabris era um de seus membros, ao lado do ex-deputado José Geraldo Riva. O advogado de defesa do bicheiro sempre negou envolvimento de seu cliente nesse crime.
“Considerando o exposto, em obediência ao disposto no artigo 399 do CPP, designo audiência de instrução e julgamento para o dia 1º de abril de 2020, às 14h, ocasião em que serão inquiridas as testemunhas de acusação Cristiano Guerino Volpato, Jonas Rodrigues Paula, Edil Dias Correa, Romildo Rosa do Nascimento e Celso Emílio Calhao Barini, as testemunhas de defesa José Maria da Silva, Gilmar Fabris e Júlio José de Campos e interrogado o acusado”, consta no despacho publicado na edição desta segunda-feira (09) do Diário da Justiça do Estado.
A magistrada também mandou expedir Cartas Precatórias para inquirição das testemunhas arroladas pelas partes. Entre elas, a ex-tesoureira de Arcanjo Kátia Maria Aprá, que deverá ser intimada por precatória à Comarca de Rondonópolis (distante 220 quilômetros de Cuiabá).
Outra intimação deve ir para o juízo da Comarca de Tangará da Serra (distante 242 quilômetros da Capital) e tem como endereço o genro do bicheiro, Diniz Almeida Queiroz Junior. Juntamente com todos os citados, Silva Mendes mandou expedir inquirição precatória à Comarca de Brasília para poder ouvir Raquel Alves Coelho, outra das testemunhas. “Intimem-se, ainda, o Ministério Público, o acusado e a defesa, via DJe. Por fim, considerando que é público e notório o falecimento da testemunha arrolada pela defesa José Geraldo da Rocha Barros Palmeiras, intime-se a defesa do acusado, via DJe, para que se manifeste acerca de eventual interesse em substituí-la, no prazo de 05 dias, sob pena de preclusão da prova. Às providências”, escreveu a magistrada.
ENTENDA
O bicheiro João Arcanjo Ribeiro é processado na Sétima Vara Criminal da Capital em ações penais por crime lavagem de dinheiro e organização criminosa ao lado de políticos.
A ação é derivada de desdobramentos da Operação Arca de Nóe, deflagrada pela Polícia Federal em 2002 e que culminou na prisão do então comendador João Arcanjo Ribeiro. Políticos e empresário de factoring teriam desviado dinheiro dos cofres da Assembleia Legislativa e dado fumos de legalidade a esses recursos utilizando-se de empresas fantasmas.
Tiago | 09/03/2020 23:11:20
Tá faltando ze ex rodao aÃ. Sem bafao. Nem biquinho. Caras de psyche.
susa2019@hotmail.com | 09/03/2020 17:05:14
mas como que julinho é testemunha de arcanjo, disque daquela vez que o arcanjo quase matou julio campos, murilo domingos, toninho domingos afogado na piscina, nun piquiniqui que o arcanjo fez com eles, numa piscina de sua manção , disque julho campos, murilo e toninho disque beberam água demais, disque o arcanjo cada hora carcava cara de um deles na água até quase dismaiava, por fim disque ceram uma sura no joarez pizza também e outra no gilmar fabris.
Cuiabá | 09/03/2020 16:04:10
Testemunha do Arcanjo! Esse já tá descartado da lista das opções pra votar. TESTEMUNHA DO SUJEITO QUE SE ACHAVA DONO DO ESTADO....KKK..Uma piada esse sujeito.
Justiça livra militares de prestar contas de bolsa para promoções em MT
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h29
CPI do Transporte Público convoca secretários
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h09
Deputados aprovam requerimento de dispensa de pauta
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h07
Deputados de MT debatem IA e alimentos
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h01
Justiça cassa mandato de prefeito por comprar votos de índios em MT
Quarta-Feira, 02.07.2025 16h45