Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025, 18h21
PAUTAS FEMININAS
Prefeita cria Secretaria Adjunta da Mulher em VG
Da Redação
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), abriu oficialmente a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na sexta-feira, 25 de julho, data marcada pelo Dia Nacional da Mulher Negra e em memória à líder quilombola Tereza de Benguela. Durante o evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM-VG) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a gestora fez importantes anúncios que marcam um novo ciclo de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Município.
Entre os principais destaques, está a criação da Secretaria Adjunta da Mulher, Direitos Humanos, Inclusão e Cidadania, que será vinculada à Secretaria de Assistência Social. A nova estrutura contará com superintendências temáticas, incluindo uma dedicada exclusivamente às pautas femininas. “Essa superintendência vai pensar, discutir e implementar as deliberações da conferência. É um ponto de partida, o início da construção de um espaço permanente dentro do governo municipal para tratar das pautas das mulheres, com vistas à futura criação de uma secretaria específica”, afirmou a prefeita.
Além das novidades estruturais, a prefeita reiterou o compromisso do município com a implantação da Delegacia da Mulher 24h e do Instituto Médico Legal (IML), demandas recorrentes dos movimentos sociais e reforçadas durante a conferência.
Outra medida anunciada foi a criação do Prêmio “Ana Emília Iponema Brasil Sotero”, voltado às empresas que desenvolvam ações efetivas de combate à violência contra à mulher. O projeto de lei será encaminhado ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para contribuições e, posteriormente, à Câmara Municipal. “Queremos premiar as empresas que atuarem no enfrentamento à violência e manter viva a luta de Ana Sotero, que dedicou sua vida à causa das mulheres”, declarou Flávia.
A Conferência também foi marcada por uma homenagem póstuma à Ana Emília Iponema Brasil Sotero, falecida no último dia 18. Ela foi presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, do Fórum Estadual de Mulheres Negras e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica em Mato Grosso. Foi uma das idealizadoras da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Várzea Grande e Livramento e uma defensora incansável da participação feminina na política.
“Conferência é espaço de escuta e construção coletiva. É ouvindo as mulheres que construiremos políticas públicas reais, com impacto direto na vida de quem mais precisa. Esse é o nosso compromisso”, finalizou Flávia Moretti.
13/07 | 25/07/2025 20:08:04
Tem que criar também, a secretaria do homem. O que tem homens apanhando de mulher é brincadeira. Afinal, direitos iguais.
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35