Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2024, 09h56
SEGURANÇA
Prefeito quer cidade como referência no Brasil
Da Redação
O prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos), afirmou que a meta para os próximos anos é tornar Lucas do Rio Verde uma das cidades mais seguras do Brasil. Para isso, ele pretende investir ainda mais na Guarda Civil Municipal Armada (GCM) e em tecnologia, além de fortalecer a integração das forças de segurança.
“Queremos que Lucas do Rio Verde seja uma das cidades mais seguras do Brasil. Essa é a meta, e vamos seguir com pulso firme para evoluirmos, para termos uma cidade cada vez mais segura, porque uma cidade segura atrai investimentos, e investimentos trazem oportunidades, trazem empregos, coisas boas para a cidade. Se a economia é forte, o município tem condições de levar e entregar à população serviços e infraestrutura de qualidade. É por isso que investimos tanto em segurança pública, na guarda, em tecnologia e na integração das forças de segurança, e o cidadão espera que tenha tudo isso”, enfatizou Miguel Vaz.
Miguel Vaz implementou a Guarda Civil Armada em Lucas do Rio Verde. O processo de reestruturação contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual gestão, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração. Após as etapas de capacitação e treinamento em 2022, a GCM recebeu, em 2023, o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança do município. A entrega ocorreu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM atuasse de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.
O plano de governo de Miguel e Joci também tem como meta a defesa da implantação das delegacias especializadas da Mulher (DEAM) e de Roubos e Furtos (Derf), do Grupamento Raio da PM/MT e da Força Tática no município.
Nos últimos três anos e meio, a segurança pública do município foi fortalecida com várias obras e aquisições, somando um investimento de mais de R$ 36 milhões, entre recursos próprios, convênios e emendas parlamentares. Entre elas, destacam-se a construção do prédio do Batalhão da Polícia Militar, da sede da Guarda Civil Municipal, da base do Corpo de Bombeiros e da Cavalaria da PM, em andamento. Foram implantados 150 km de fibra óptica e 400 câmeras de videomonitoramento em parceria com o Vigia Mais, além de 14 mil lâmpadas de LED pelo MT Mais Iluminado. A GCM foi treinada em Cotia (SP) e houve a aquisição de armas, munição e Jornada Extraordinária para PM, PJC, Bombeiros e Polícia Penal. Também foram repassados recursos ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para investimentos e compra de 15 cavalos BH para a Cavalaria.
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35