Quinta-Feira, 04 de Abril de 2019, 18h39
CONFUSÃO NO PS
Presidente da Câmara defende vereadores de Cuiabá
Da Redação
“É importante parar neste momento e colocar os pingos nos ‘is’. Os vereadores não invadiram o Pronto Socorro. Entraram com permissão da diretoria e se houve algum excesso deverá ser retratado”.
A declaração é do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão (PSD), sobre o episódio em que cinco vereadores de Cuiabá foram retirados de dentro do Pronto Socorro, na noite desta quarta-feira (03). Os vereadores envolvidos são Diego Guimarães (Progressistas), Abilio Brunini (PSC), Felipe Wellaton (PV), Marcelo Bussiki (PSB) e Dilemário Alencar (PROS).
O presidente da Câmara disse que atua pautado pela legalidade, coerência e prudência e que, por este motivo, encaminhou para a procuradoria-geral da Casa de Leis os documentos recebidos do vereador Felipe Wellaton, para que sejam tomadas as providências para a defesa dos vereadores. A documentação continha um Boletim de Ocorrência que foi registrado pelo vereador Felipe Wellaton contra o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Leovaldo Salles.
“Como presidente da Câmara Municipal e, representante máximo dos vereadores de Cuiabá, tenho a obrigação de me posicionar sobre o acontecimento. Durante a sessão eu já havia solicitado à procuradoria legislativa as providências. Contudo, agora à tarde, constatei na mídia acusações de que os vereadores invadiram o Pronto Socorro, e creio que isso não aconteceu”, enfatizou Misael.
Conforme defendeu Misael Galvão, fiscalizar os atos do Poder Executivo é um dos direitos e dever dos vereadores, previsto na Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal em seu artigo 31, que diz: a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo municipal, na forma da lei.
“Defendo que todo detentor de mandato legislativo seja investido da prerrogativa de livre acesso nas dependências administrativas municipais. Existe uma discussão jurídica em relação ao artigo 11, inciso XIV da Lei Orgânica de Cuiabá, sobre não permitir o livre acesso e trânsito dos vereadores em repartições públicas sem prévia autorização, mas o meu posicionamento pessoal é de assegurar aos vereadores ampla liberdade para fiscalizar, contudo, com moderação”, disse.
Misael destacou que a defesa é institucional e que, como presidente do legislativo, não aceitará a violação das prerrogativas de nenhum vereador.
João Marcio | 05/04/2019 08:08:58
Será que vai tomar mesmo? Ele ficou a favor da permanência do prefeito no cargo após o escândalo do aluguel para alojar a sede da secretaria dos 300 anos. O presidente só está se manifestando porque esse vÃdeo já está rodando a cidade, eu também gostaria de saber a onde aparece no vÃdeo invasão desses vereadores, pois se tinha um funcionário da área da saúde juntos com ELES?
30 anos de servidor público | 05/04/2019 08:08:19
Com todo respeito as opiniões, acredito que todo setor público tem o seu protocolo e regras a serem cumpridas, acredito sim que o papel do vereador é fiscalizar o executivo, mas de forma coerente. Esses vereadores infelizmente tem passado todos os limites possÃveis de coerência e respeito, estão acostumados a intimidar servidores públicos no desempenho de suas atividades, entram nas secretaria querendo mexer em arquivos, querendo fotografar documentos, filmando, fazendo esse carnaval todo para a galera. Acho que por serem vereadores, deveriam ter mais respeito com os servidores, existe regras, e como vereadores deveriam também dar esse exemplo, ou a lei serve apanas para o baixo clero? Por que eles não podem solicitar informações via requerimento? Todos tem a certeza que eles estavam autorizados a adentrar a UTI Ou eles usaram de seu poder para amendrontrar o Diretor? uma práxis deles, ja vi isso pessoalmente. Onde estava o respeito< a civilidade, a cidadania desses senhores, que não respeitaram a dor e sofrimento dos pacientes e familiares nesse momento de dor, fazendo uso politico dessa situação.Mas eles devem estar tranquilos né? Possuem planos de saúde, verba de gabinete etc, ruim esta para o pobre que precisam ter esperança no serviço público de saúde mesmo com as deficiências. Será que não existia uma forma mais respeitosa para fazer essa denúncia?? Enfim é preciso respeito e limites de ambos os lados, e esses vereadores ja estão passando dos limites também, volto a repetir assediam, intimidam servidores públicos. De fato: são vereadores ou yotubers?? Muito teatro. Triste mesmo.
Armando João | 05/04/2019 06:06:42
Eu penso que esse prefeito é um corrupto, mas os 5 vereadores não merecem nenhum crédito. Dilemário é raposa velha, vai pra tribuna criticar pra depois fazer acerto; Wellaton, Bussiki e Diego só querem palanque, procure nos bairros da cidade se tem alguma obra que é fruto da indicação deles. Más o pior de todos é o tal ABILINHO, esse é neto do pastor Sebastião da Assembléia de DEus que adora estender tapete velho pra polÃticos em troca de algum benefÃcio. Abilinho conta com a mãe, a irmã e o irmão pendurados em algum cabide público, amparados por outro pastor deputado, Sebastião Resende, Puxem a ficha corrida e povo e verão.
Cuiabano | 04/04/2019 23:11:56
Ate que enfim Presidente! Chegou a hora de mostrar a que veio . Se Vsa Excelência quiser lember as barbelas do paletó ocupe uma secretaria e desocupa a presidência! Daqui para frente quem não cumprir o papel de um vereador e parar de ser Office boy de luxo e encobrir lama do executivo será cobrado a desocupar a cadeira desta casa de leis e de fiscalização. Aproveitando o ensejo , daqui para frente tudo que for votado nesta casa será dado nomes ais bois....dominando os votos! Chega de brincar de vereador! Tolerância zero do povo cuiabano.
Indignado. | 04/04/2019 19:07:06
Verdade seja dita! Esse presidente queria mesmo era defender o prefeito e seu capacho,ops (secretário)só está se pronunciando porque a truculência do capacho(secretario) tomou outras dimensões na Imprensa
Servidor público estadual | 04/04/2019 18:06:42
Boa presidente, porque pelo que vi no vÃdeo havia um diretor do pronto socorro acompanhando os vereadores ou seja não havia invasão e o coronel está se comportando como um xerife da cidade e Cuiabá não precisa de xerife, o coronel deveria como servidor público se juntar aos demais e acompanhar a fiscalização para evitar possÃveis excessos e nunca proibir o trabalho de pessoas eleitas pelo povo. O coronel que não teve nenhum voto desmoralizou todo o poder legislativo e o povo de Cuiabá que os elegeram.
MARTINS | 04/04/2019 18:06:31
Precisa tomar devida providências vereadores devem ser respeitados. Secretário foi além dos limites
TCE nega pedido de empresa e mantém suspenso pregão em Cuiabá
Domingo, 27.07.2025 12h53
Vereador deixará Podemos com chegada do presidente da AL
Domingo, 27.07.2025 11h29
Presidente do PT quer expandir representatividade no Estado
Sábado, 26.07.2025 18h29
Zé do Pátio se filia ao PV e quer levar ex-governador para sigla
Sábado, 26.07.2025 10h44
Ex-presidente da AL terá que devolver R$ 8 milhões desviados com empresas fantasmas
Sexta-Feira, 25.07.2025 19h35