Sábado, 12 de Janeiro de 2019, 16h00
CARTAS DE CRÉDITO
Procurador alerta que CPI pode tentar macular imagem do MP
Paulo Prado teme que relatório final possa trazer inverdades
TARLEY CARVALHO
Da Redação
Preocupado com os boatos de que o relatório final da CPI do MP (Comissão Parlamentar de Inquérito do Ministério Público do Estado) já está pronto e prestes a ser apresentado, o ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, já afirmou que não duvida de que possa sofrer uma tentativa de macularem sua imagem. O jurista também afirmou que está pronto para rebater qualquer mentira que possa surgir, embora reconheça que não conhece o teor do relatório.
O posicionamento de Prado foi compartilhado em grupos de WhatsApp. Ao desabafar, Paulo explicou que tomou conhecimento de tal possibilidade ao ler uma coluna no jornal A Gazeta, onde afirmava que o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD), relator da CPI.
Na nota, o jornal afirma que o parlamentar está com um “abacaxi nas mãos” por tem até o próximo dia 31 para resolver a questão, já que no dia seguinte toma posse como deputado federal, em Brasília. “No apagar das luzes, sem que fosse oportunizada vista dos autos ao MP ou ouvido os PGJs [procuradores-gerais de Justiça] da época, A Gazeta noticia que o deputado Leonardo, está com o relatório da CPI pronto e com um “abacaxi” nas mãos!! Não duvidem se tentarem descambar os fatos, macularem a minha honra, tentarem destruir a credibilidade do nosso MP, todavia nada e nem ninguém está livre das maldades humana, mas a verdade real todos conhecem e estou pronto e de cabeça erguida para desmentir possíveis maldades”, desabafou.
Ainda em seu texto, o ex-procurador-geral afirmou que pelo período de quatro anos esteve disponível à Assembleia Legislativa para responder quaisquer que fossem os apontamentos da CPI. Contudo, ao se fazer presente na Casa, não houve audiência por falta de quórum e, em nenhum outro momento, houve agendamento de novas oportunidades. “Pois bem, durante quase quatro anos essa CPI ficou no banho maria. Me apresentei na AL para esclarecer os fatos com diversos documentos, inclusive destacando que a questão das nossas Cartas de Crédito, foram submetidas ao CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público], ao senhor Janot, à época procurador-Geral da República, ao TCE [Tribunal de Contas do Estado] e demonstrada a regularidade legal. Porém, por falta de quórum, não fui ouvido e outra data não foi marcada para tal fim”, acusou.
Por fim, Prado ainda relembrou que suas contas à frente do MP foram aprovadas pelo TCE e que, quando realizada a correição geral do MP, a unidade de Mato Grosso ficou em 1º lugar no quesito transparência.
CARTAS DE CRÉDITO
A CPI do MP foi instalada na Assembleia Legislativa em novembro de 2015 sob a suspeita de irregularidades na emissão de cartas de crédito, emitidas pelo Governo do Estado em 2008 e 2009, durante a gestão Blairo Maggi (PP). Para ficar claro, as cartas de crédito são recursos financeiros provenientes de direitos trabalhistas que não puderam ser quitados e que foram repassados, neste caso, aos membros do MP em forma de títulos.
A suspeita de irregularidades nesta concessão surgiu após a Polícia Federal encontrar uma lista de beneficiários com as tais cartas na residência do então secretário de Fazenda, Éder Moraes, durante deflagração da Operação Ararath, da Polícia Federal, em 2014.
De acordo com as planilhas, 47 membros do Ministério Público foram beneficiados com as cartas que, juntas, somavam R$ 10,3 milhões. Sob o discurso de investigação, embora nos bastidores tenha sido propagado mais como uma “revanche”, os deputados estaduais aprovação a criação da CPI do MP, para apurar as possíveis irregularidades.
Até hoje, três anos depois, a CPI ainda não foi concluída e já não conta com praticamente nenhum membro titular, sendo o deputado Leonardo o último dos que compunham.
O presidente da Comissão, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) deixou seu posto em maio do ano passado, justamente na data em que Paulo Prado se apresentou para prestar esclarecimentos. O parlamentar ficou irritado com a ausência dos colegas e teve que encerrar a sessão por falta de quórum, além dele e do então procurador-geral, apenas a deputada Janaína Riva (MDB) esteve presente.
Irritado, o deputado pediu desculpas a Prado e anunciou sua saída da Comissão. Integravam a equipe os deputados estaduais Oscar Bezerra, como presidente; Leonardo Albuquerque, como relator; Mauro Savi (DEM), Gilmar Fabris (PSD) e Dilmar Dal Bosco (DEM), como membros. Leonardo estava de licença médica e Savi se encontrava preso por ser suspeito de crimes de corrupção praticados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Como suplentes, estavam os parlamentares Baiano Filho (PSDB), Guilherme Maluf (PSDB), Sebastião Rezende (PSC), Wagner Ramos (PSD) e Wancley Carvalho (PV).
SOCIEDADE/civil organizada | 13/01/2019 21:09:15
!!!!!!!!!!!!!!!! NOSSO PRESIDENTE É BOLSONARIO + vice é GENERAL e ainda MJ Ministro da Justiça é de JUSTIÇA - Mui Dignissimo Senhor e Doutor da LAVA/jato Srº Sergio MORRO> CPI JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA CPI JAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
VinÃcius | 13/01/2019 20:08:21
Não é sem motivo que o Ministério Público quedou-se inerte na administração Silval Barbosa e na administração Pedro Taques. Agora mantêm -se inerte na gestão Mauro Mendes. Resumindo, só acusa ex-governadores. Enquanto podem obter alguma vantagem ficam silentes. É uma vergonha. Quem sabe essa CPI afaste os elementos a frente desses "supostos" acordos.
Marcelo | 13/01/2019 16:04:14
Olha pelo jeito tem um certo ex secretário que estava falando a verdade sobre o MP e pelo jeito também esse cidadão aà do MP não deve ta dormindo direito a noite!!
Cuiabano | 13/01/2019 15:03:22
Cunhado do prefeito de Cuiabá...........Aquele prefeito que nunca deixara os Cuiabanos esquecerem o que é um paletó.
Zeca do cpa4 | 13/01/2019 15:03:15
A justiça federal deveria investigar este gordinho e os demais, já falaram e enrolaram demais.
Raimundo | 13/01/2019 13:01:38
Isso tem que ser levado a nÃvel federal, porque a nÃvel estadual todos temem pela perseguição e efeitos colaterais. Engraçado é que o MP acusa todos e o acusado que se vira para provar sua inocência, agora com eles isso é injusto e por vezes massacram pessoas de forma incompreensÃvel, como furto de um pote de manteiga. Me dá nojo esse tipo de "autoridade" provinciana. Sejam honestos e aceitem as investigações.
paulo | 13/01/2019 12:12:58
Não li isto! vcs que teriam de ser a transparecia com medo de ser investigado? É a linguiça comendo o cachorro. Paulão essa ¨gordura¨tem que ser eliminada.
jose antonio silva | 13/01/2019 10:10:02
ISSO TUDO E AINDA OS DIREITOS TRABALHISTAS (BENESSES) CONCEDIDAS SÓ A SERVIDOR PUBLICO, COMO LICENÇA A CADA CINCO ANOS E QUE SÃO VENDIDAS E DEPOIS DE UM OU DOIS ANOS SÃO VENDIDAS DE NOVO E DE NOVO! POR QUE SERà O O SERVIDOR HUMILDE NÃO CONSEGUE VENDER SUAS LICENÇAS? COLOCAM TANTOS EMPECILHOS? AGORA, JUIZ, PROCURADOR E OUTROS P... GROSSAS VENDEM OS MESMOS DUAS, TRES VEZES! AGORA QUEM Tà ISENTO E TEM SACO ROXO PARA LEVANTAR ISSO? ISSO É IGUAL REDE DE ARRASTO: Tà TODO MUNDO ENROSCADO!
Maria taquara | 13/01/2019 09:09:45
Ai, ai, ai! Capivara do pantanal, vc está com medinho? Todos sabem o que vc fez no verão passado, meu porquinho favorito que andou tão sumido! Reaparece se defendendo antes da acusação?
Edson Silva | 13/01/2019 09:09:25
Falso paladino da moral e dos bons costumes. Teu lugar é na cadeia! Vc deveria combater a corrupção, e não se esbanjar desta.
Luciana | 12/01/2019 22:10:36
Tá com medinho? por quê tanta angústia,se tudo foi feito dentro da lei deixa rolar né,normal,nada mais republicano...
O atalaia | 12/01/2019 22:10:34
A fala desse procurador foi, no mÃnimo, precipitada,, pois, quem não deve, não teme, nem fica preocupado com o que pode acontecer à sua imagem. Quem é Ãntegro mantém-se sóbrio e nada teme...
pantaneiro | 12/01/2019 20:08:21
Negativo nobre Procurador! Não é a Instituição MP que vai ser maculada por possÃveis desvios de alguns de seus membros! NÃO, COM CERTEZA!!! O que se esta procurando é a verdade! Pergunto: alguém dos investigados têm medo dela? Com a palavra a Comissão Investigativa da Assembleia!!! Ah, qualquer "um do povo" que se sentir que o Parlamento deixou de cumprir com a sua obrigação, individualmente e/ou via sindicato, poderá contratar uma "Auditoria Independente" para tal fim! Novos Tempos!!!
Jonas | 12/01/2019 20:08:11
Uaiii.. Escamoso já sofre por antecedência? A caixinha de pandora do MP merece especial atenção.
Federa atento | 12/01/2019 19:07:24
EXTREMAMENTE SINTOMÃTICO ESTE COMPORTAMENTO DESSE SUJEITO PAULO PRADO ... querendo se antecipar aquilo que todos sabem. DESVIOS NO MP. QUEM MACULOU A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO FOI A QUADRILHA QUE VC MONTOU NO MP ... CADEIA É SEU LUGAR
Eleitor | 12/01/2019 18:06:47
OS SANTINHOS DO PAU OCO ! Cadeia nesses vagabundos. Viva Bolsonaro e Moro . VÃO SER PRESOS SIM. LADROES
🐀🐀🐀🐀 | 12/01/2019 18:06:41
Troca a FAIXA NA FRENTE FO MP e coloca. “ CORRUPÇÃO SIM “. A população deveria encher de ratos 🐀 aquele prédio sultuoso construÃdo a base de corrupção.
Citizenship | 12/01/2019 17:05:43
Desde a LRF é proibido aos Governos subnacionais emitirem tÃtulos de dÃvida pública (LRF, LC 101/2000, Art. 37, inciso III). O que eram as tais "Cartas de Crédito"? "Assunção de dÃvida"? Quem era o devedor? O Governo Estadual?
alexandre | 12/01/2019 17:05:22
Não há como o estado sair da crise, sem cortar privilégios..
Henrique Dias | 12/01/2019 17:05:13
Tomara que vão pra cadeia isso sim. Ja pede um HC ao invés de dar entrevista querendo ganhar a população. Não importa quem seja, fez trambique, queremos ver na cadeia. Outros tempos!
Dom Quixote de La Mancha | 12/01/2019 17:05:00
O MP Jà FEZ ISSO COM TANTA PESSOAS...SEMPRE SÃO IMPUNES E SANTOS....SE TIVER ERRADO TEM QUE SER PRESO E EXCLUÃDO...
Cida | 12/01/2019 16:04:39
MATO GROSSO DARÃ EXEMPLO E VAI MANDAR PRA CADEIA LADROES DO MP
De olho | 12/01/2019 16:04:37
Bossal este Paulo , sabe o que fizeram e ja esta jogando contra cpi, calculos foram exageradamente e intencionalmente suoerfaturados sim ! Mas AL pelo q vimos ate usou como moeda d troca .... deveriamos ter algum orgao isento p cuidar disto !
Procurador | 12/01/2019 16:04:33
NÃO TEM COMO NÃO PRENDER OS PROCURADORES PAULO PRADO E MARCELO FERRA , POIS A CPI DETECTOU FALHAS GRAVÃSSIMAS E COMPROVADAS , SE NÃO PEDIREM A PRISÃO. SERÃO OS PRÓPRIOS DEPUTADOS PRESOS POR LENIÊNCIA E E CUMPLICIDADE, OMISSÃO , PREVARICACAO ...
Raimundo | 12/01/2019 16:04:27
Ninguém precisa macular a imagem do MP, ele faz isso sozinho. Pergunta a população!
Gigolo | 12/01/2019 16:04:19
OS COVARDES DA ASSEMBLEIA NÃO TEM CU PRA PEITAR O MP ... KKKKK
Aposentada MP | 12/01/2019 16:04:17
ANOTAÇÕES A LÃPIS ?? SERVIDORES CONFESSARAM AS IRREGULARIDADES NA CPI !!!! RECEBIMENTOS DIPLICADOS??? FABRICARAM DINHEIRO PODRE ??? EMITIRAM MOEDA IRREGULAR ??? CRIME CONTRA SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL??? FALSIFICAÇÃO DE PAPÉIS PÚBLICOS !!! Se NÃO PEDIREM PRISÃO E PORQUE ESTÃO DE RABO PRESOS
Tardelito | 12/01/2019 16:04:14
UAI ????? quem não deve não teme ... AINDA FALTA INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DO MP !!! TURMINHA DE LARAPIOS VÃO PARA O CCC ... preparem cama KING SIZE
Deputado fiscaliza construção de torre em Peixoto
Sexta-Feira, 04.07.2025 10h25
Justiça cita TCE e inocenta ex-vice de Emanuel de fraude de R$ 37 milhões
Sexta-Feira, 04.07.2025 10h25
Comissão dos Direitos da Mulher vota projetos
Sexta-Feira, 04.07.2025 10h15
PT realiza eleição interna em MT
Sexta-Feira, 04.07.2025 10h06
Deputada questiona Samu no Ciosp
Sexta-Feira, 04.07.2025 10h05