Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 15h20
VOLTA AO NINHO
PSDB planeja candidatura própria e "sonha" com retorno de ex-prefeito em Cuiabá
Carlos Avalone sinaliza que partido não deve apoiar reeleição de Emanuel Pinheiro
WELINGTON SABINO
Da Redação
Mesmo sem um nome de expressividade para disputar a Prefeitura de Cuiabá, já que sua liderança de maior popularidade exerce mandato como deputado estadual e não demonstra interesse no pleito de 2020, o PSDB está confiante que vai entrar no páreo pela prefeitura de Cuiabá. Inicialmente, o partido descarta qualquer apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está apto a buscar a reeleição.
Por ora, o ex-secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, que disputou as eleições de 2018 na condição de 1º suplente de Nilson Leitão, é um dos nomes cotados para a função. A informação é do deputado estadual Carlos Avalone, que é vice-presidente do Diretório Estadual do PSDB.
Ao ser questionado sobre um eventual apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro, Avalone disse, em entrevista ao programa Resumo do Dia (TV Brasil Oeste) que o objetivo é o PSDB ter candidato próprio. “E estamos trabalhando isso. Não tem como um presidente do partido, eu ou o Paulo Borges ou nós dois juntos, não tentarmos viabilizar que o PSDB tenha uma candidatura em Cuiabá. Seria uma irresponsabilidade nossa até porque o PSDB sempre disputou as eleições, fez um prefeito várias vezes, duas vezes com Roberto França, duas vezes com Wilson Santos, o Dante que depois veio pro PSDB”, disse o tucano.
Vale lembrar que a sigla tucana sofreu um grande revés nas eleições de 2018 com a histórica derrota do ex-governador que buscou a reeleição, mas amargou um terceiro lugar. E também perdeu representatividade na bancada federal com Nilson Leitão que deixou a Câmara Federal para disputar o Senado e também foi derrotado.
Num cenário de uma disputa municipal, o deputado Wilson Santos não demostra qualquer interesse até porque já foi prefeito da Capital por dois mandatos e foi duramente criticado ao deixar o segundo mandato pela metade para disputar, sem sucesso, o governo de Mato Grosso em 2010. Em 2016, após ter sido eleito deputado estadual, Wilson voltou a disputar a prefeitura, mas foi derrotado por Emanuel Pinheiro. No pleito de 2018, foi reeleito deputado com 14.855 votos, uma quantia considerada baixa levando-se em conta o histórico político do tucano.
Ainda assim, Avalone afirma que não tem como o PSDB ficar fora da disputa pela prefeitura de Cuiabá. “Se nós não viabilizarmos, os vereadores irão trabalhar as candidaturas junto com o presidente municipal que é o Ricardo Saad. Nesse momento as nossas forças e energias são pra viabilizar e nós temos um pré-candidato que está despontando ai nas pesquisas que é o Luis Carlos Nigro. E, portanto, vamos tentar viabilizá-lo”, diz o tucano.
DE OLHO EM ROBERTO FRANÇA
Carlos Avalone também fez um convite em público ao ex-prefeito Roberto França (PV), para que se filie ao PSDB, sigla que já foi sua casa há vários anos e por onde se elegeu prefeito da Capital por duas vezes.
França deixou o "ninho tucano" em 2002, quando era cotado para disputar o Governo do Estado, mas foi "rifado" e preterido pelo então senador Antero Paes de Barros. Então prefeito de Cuiabá, França migrou ao PPS e apoiou a candidatura do empresário Blairo Maggi, indicando sua esposa Iraci França, como candidata a vice. Ele foi considerado como "peça fundamental" para que Maggi vencesse a eleição, ainda em 1º turno, ao Governo do Estado, diante de sua capilaridade política na Baixada Cuiabana.
Agora, com a possibilidade de voltar ao cenário político, o ex-prefeito volta a ser "cortejado" pelo PSDB. Avalone ressalta que França é muito importante na questão política em Mato Grosso e Cuiabá, pois fez uma excelente administração, com várias obras e projetos sociais importantes. “Ter o Roberto França no PSDB é uma honra e um orgulho. Se ele puder estar com a gente, se ele quiser ser um pré-candidato a prefeito fica o nosso convite. Nada melhor que ter Roberto França na frente, junto com a gente lutando por Cuiabá. O Roberto é gente nossa”, encerrou Avalone deixando o convite em aberto.
curioso | 10/07/2019 19:07:36
TOMARA QUE CABLOCO SEJA CANDITO POIS OS FUNCIONÃRIOS E OS PARENTES DELES VAI DAR UMA CIPOADA NELE
José | 10/07/2019 16:04:50
O PSDB teve crédito e muito prestÃgio na época de Dante de oliveira agora só sobrou mafioso este Carlos Avalone se o TRE fosse um órgão sério já estaria sem mandato cassado por compra de votos
O ATALAIA | 10/07/2019 16:04:26
O que nao deve ser esquecido é que somos humanos, limitados e que só usamos 10% de nossa cabeça animal até os 50 anos. Apos essa idade a decadência chega e temos que levar em conta essa realidade.
eduardo | 10/07/2019 16:04:11
Vem Roberto frança , candidatar a pref. os servidores da pref. cba. estaõ te esperando. vamos mostrar o q voce merece , k kkkkkkk nós nao esquecemos q voce fez com a gente.
MARIA TAQUARA | 10/07/2019 15:03:13
só falta o Chico Galindo resolver participar tbem! Chega de ex prefeitos, polÃticos de profissão
Mendes afirma proposta de túnel foi apresentada por secretário da Sinfra
Sábado, 19.07.2025 09h45
Deputado diz que ‘endireitamento’ do MDB o distancia
Sábado, 19.07.2025 09h21
Cattani e família ainda não entendem motivação para crime
Sábado, 19.07.2025 09h16
Políticos de MT citam nomes elegíveis para substituir Bolsonaro em disputa
Sábado, 19.07.2025 08h09
Vizinho de Bolsonaro, empresário de MT vai a casa após PF: "vamos para fazenda"
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h30