Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 16h32
COPA 2014
Secopa admite falha por não incentivar turismo e não anuncia conclusão de obras
RAFAEL COSTA
Da Redação
Em audiência na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, o secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, admitiu que o Estado não soube desenvolver políticas de desenvolvimento para o turismo.
Os investimentos para fomentar o setor são vistos por analistas como um dos principais legados do evento.
“Não conseguimos ter a firmeza necessária para fortalecer os equipamentos turísticos”, colocou o deputado em questionamento feito pela deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).
Apesar de fazer a ‘mea culpa’, o secretário não qualificou o Governo como incompetente nesta questão. “Talvez não soubemos nos aparelhar, mas não é uma questão de incompetência”, considerou.
Em relação às obras estruturais de mobilidade urbana, especialmente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o secretário explicou que fatores externos atrapalharam o cumprimento do cronograma original. Ele citou como exemplos para o atraso no VLT a demora nas licenças do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ambiental e ainda as desapropriações.
Com os ajustes, o novo prazo para a entrega da obra é 31 de dezembro de 2014. Porém, o modal de transporte entre Cuiabá e Várzea Grande estará em operação apenas em 2015. “A obra será entregue por completo até dezembro”, garantiu Guimarães..
O secretário ainda teve que negar os boatos de que o consórcio que executa as obras irá abandonar os trabalhos deixando as duas maiores cidade de Mato Grosso com as obras incompletas e um verdadeiro caos no trânsito. “A chance do consórcio deixar as obras é zero”, assegurou.
Sobre obras de mobilidade, principalmente na Avenida Miguel Sutil, o secretário também não foi otimista quanto a entrega até a Copa do Mundo. Guimarães falou que a Secopa evita dar data precisa de inaugurações. “Nosso foco hoje é no avanço e conclusão destas obras, não queremos precipitar e já dar um prazo”.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir aos deputados que ajudem a pressionar a CAB Cuiabá para fazer a remoção de tubulações que estão atrapalhando as obras na trincheira do Santa Rosa. “Enquanto a CAB fazer esta remoção, esta obra não tem como avançar. Por isso peço aos deputados ajuda nesse sentido”, concluiu.
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Deputado de MT aposta em recuo de Lula e crê em 3ª via
Sábado, 10.05.2025 16h28
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34