Política

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2023, 10h25

MODAIS

Secretário detona prefeito por "boicote" ao BRT; fala em papagaiada e pode aguardar 2025

Emanuel Pinheiro já avisou que não abre mão do VLT em Cuiabá

LEONARDO HEITOR E SABRINA VENTRESQUI

Da Redação

 

O secretário de Estado e Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, comentou na manhã desta terça-feira (19) sobre o imbróglio envolvendo as obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá. O chefe da pasta chamou de "papagaiada" a postura do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), que tenta de todas as formas bloquear as intervenções, defendendo a manutenção do antigo modal ligando a cidade a Várzea Grande, previsto para ser através de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá travam uma disputa ferrenha para o novo modal, com capítulos que passam pelo Poder Judiciário e até órgãos de controle, como os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE). O Palácio Paiaguás, responsável pela obra, optou pelo BRT, mas a administração municipal, que precisa autorizar as intervenções, defende o VLT.

Emanuel ainda não aprovou o projeto de implantação do BRT em Cuiabá e já avisou que não abre mão de tentar implantar o VLT. Para o secretário, o assunto já cansou. 

“Tem hora que a gente cansa de escutar essas ladainhas. Acho que a gente tem que pensar na população, que pode ter pontos de ônibus melhores, não isto que eles têm, além de linhas expressas. Quem usa o transporte coletivo é que está clamando por melhorias. Não podemos ficar à mercê de conversinha fiada, de que ‘não vai deixar’. O futuro está bem aí, próximo. A eleição é daqui a um ano e teremos que conversar com o novo prefeito também”, afirmou.

De acordo com Marcelo de Oliveira, a postura intransigente do prefeito de Cuiabá é inadmissível, mas ele não descartou deixar o assunto para ser debatido com o próximo gestor da capital, que será escolhido nas eleições de 2024 para comandar o Palácio Alencastro a partir de janeiro de 2025. Para o secretário, que sofre com o imbróglio é a população, que precisa utilizar o transporte coletivo da capital.

“Essa história de ‘não vou deixar’ não existe. É uma coisa fora de cabimento. O VLT foi enterrado porque houve corrupção. Algo que foi delatado e todo mundo sabe do esquema que houve. Não foi por outras razões e ponto. Temos que melhorar o transporte coletivo de Cuiabá. Quem sofre são as pessoas que precisam dele. Se tivéssemos, não teríamos esta quantidade absurda de carros”, completou.

Comentários (17)

  • djneybigjohnnydoboa56@gmail.com |  19/09/2023 14:02:48

    Parabéns prefeito Emanuel pinheiro pela luta em prol d VLT meio de transporte MODERNO ,mais rápido e maís EFICIENTE para quem depende de transporte PÚBLICO! não podia e NÃO pode jogar no LIXO mais de 1 bilhão q foi investigo n VLT , é muito falta de respeito e tapa na cara população CUIABANA e varzeagrandence.

  • eleitor atento |  19/09/2023 14:02:21

    O Prefeito EP já falou que não.Ponto Final.

  • Cidadão Matogrossense |  19/09/2023 14:02:11

    Gente, aparece um monte de gente defendendo isso e aquilo sem saber sequer buscar conhecer um mínimo do que os 2 projetos significam. Hoje, tirando a forma como os 2 modais rodam (um por trilho e outro com rodas), são até muito semelhantes. Ambos são elétricos (o VLT alimentado por cabos suspensos, aliás muito feios; o BRT por baterias, como os carros elétricos - essa mudança para veículos elétricos é fundamental para justificar a mudança); ambos tomarão parte semelhante das vias dos carros; o VLT tem o agravante de ser mais travado, pois a expansão de trilhos é bem mais complicada - nesse sentido o BRT é bem mais flexível, chegando onde o povo está com maior facilidade (por isso o alcance já previsto ser muito maior); e por aí vai. Parece que tem gente achando que VLT é metrô...

  • Cuiabano |  19/09/2023 14:02:04

    Lamentável a postura sua Marcelo Padeiro , tá parecendo biruta de aeroporto ao sabor do vento das conveniências ! Não seja mais ridículo do que vc já é ? Se houve corrupção no VLT o que o povo tem com isso ? E vc estava onde ? Lambedor de saco de MM

  • Fidelis |  19/09/2023 13:01:24

    Prezado secretário se trocassemos a sua BMW sustentável por um buggy que solta fumaça e da manutenção o senhor iria aceitar? É isso que o senhor e o governo do Estado tiraram da população. Trocar o VLT um modal moderno sustentável por BRT que nada mais é que ônibus conjugado em pista preferencial é isso que vcs trocaram para o povo Vergonha absurdo. Aqui é o único lugar da terra ou do espaço sideral que trocou VLT por BRT em todos os lugares foi ao contrário, estou me lixando se vai demorar mais 2 ou 5 anos tomara Deus que volte o VLT e esse lixo de BRT não entre em Cuiabá poluindo mais as ruas e afunilando as pistas da cidade.

  • Lud  |  19/09/2023 12:12:55

    Quem acredita em que esse Marcelo Padeiro fala ,não passa de puxa saco, um sague suga que está mamando nas tetas do governo a algum tempo. E qqer uma pessoa com um pouquinho de inteligência sabe que o BRT é ultrapassado e sua manutenção é mais cara do que o VLT.

  • Do Velho Continente |  19/09/2023 12:12:15

    Vendo comentários desses cuiabanos que näo sabem o que VLT e nem BRT morro de rir. Em todo cobtobente europeu nos paises mais desenvolvidos só usam o BRT e vejo os cuiabanos, que ainda vivem na idade da pedra, querendo o VLT. E quando o VLT der problemas mecânicos? Cuiabá, por estar longe dos grandes centros como consertar.? O problema deverá ser considerado a LOGISTICA.

  • King |  19/09/2023 12:12:04

    Almir, vc está esquecidinho... Na época da copa o modal escolhido foi o VLT, mas Silva Barbosa e equipe derretaram milhões na obra do modal e não saiu do papel. Quem fiscalizava as obras era o Paletó,e deu no que deiu.Cobra do Monocelha!!!!!

  • Marcia |  19/09/2023 12:12:00

    Manda ele construir o VLT, não deu conta de administrar nem a saúde do município e agora fica essa picuinha entre EP e MM, enquanto isso a população que se ferra, VLT pode esquecer que não vai ter mesmo e com essa guerrinha do prefeito com dor de cotovelo, não sai nem BRT.

  • King  |  19/09/2023 11:11:54

    Esse prefeitinho de araque não consegue tapar os buracos da cidade e joga contra a população de Cuiabá. O VLT não é auto sustentável!!!!!

  • Cuiabana |  19/09/2023 11:11:43

    GENTE O PROJETO QUANDO SAI DO PAPEL.... UMA VERGONHA EM VARZEA GRANDE AV COUTO MAGALHAES ? O COMERCIO VAI A FALENCIA... NA CAPITAL.... TOTALMENTA INVIAVEL TODOS SEGMENTOS PREJUDICADO DE A a Z ... A LICITACAO VICIADA... TA SENDO INVEDTIGADA GENTE UM CAOS... A REGIAO METROPOLITANA VAI FALIR NESSE TRENO DO GOVERNO DO MATO GROSSO.

  • Ocaradepau |  19/09/2023 11:11:32

    TIRA DO PAPEL ... E VAMOS DISCUTIR COM A SOCIEDADE DE GUELA ABAIXO NAO VAI...COMERCIANTES DA AV COUTO MAGALHAES DE VARZEA GRANDE JA DERAM O GRITO.... AGORA A VEZ DA CAPIPAL COM CERTEZA COMO TA NAO VAI FICAR.

  • Claudio  |  19/09/2023 11:11:30

    Quanto o secretário está levando nesta obra do BRT $$$$$$$$??????

  • OLIVEIRA CUIABANO |  19/09/2023 11:11:08

    ESTA OBRA DO BRT TAMBEM NÃO VAI SER FINALIZADA PORQUE LA EM VARZEA GRANDE JA ESTA UM ZUM ZUM QUE AS EMPRESAS VAI MANDAR TODO MUNDO EMBORA E PARAR TUDO, AI VAI FICAR MAIS UMA OBRA PARADA SEM TERMINAR. SE O GOVERNO FOR ESPERAR O PROXIMO PREFEITO NÃO VAI DA TEMPO DE TERMINAR NO GOVERNO MAURO MENDES, AI NINGUEM SABE SE O PROXIMO TAMBEM VAI CONTINUAR COM A OBRA. E SE O PROXIMO PREFEITO TAMBEM NÃO CONOCRDAR COMO FICA? PORQUE ESTE INDICADO DO GOVERNADOR TAMBEM NÃO GANHA, PORQUE O GOVERNO NÃO ESTA COM ESSA MORAL EM CUIABA. E ESTE TAL DE FABIO E DE UMA FAMILIA QUE NÃO FEZ AS OBRAS DA SUA RESPONSABILIDADE E DEIXANDO TUDO SEM TERMINAR.

  • Das Alterosas. |  19/09/2023 11:11:04

    Onde estao as leis dessa ESPELUNCA de Cuiabá? O prefeito, é aquele q apareceu nas TVs de todo o Brasil enchendo os bolsos do PALETÓ de PROPINAS.?!! Será q é o dono da cidade.?

  • pedro |  19/09/2023 11:11:03

    Depois de um bilhão gasto com o VLT, aparece um bolsonarista doido que quer por todo custo implantar o BRT, modal fora da moda já em desuso em vários ponto do Brasil, atraso no progresso, dai quem sai perdendo e a população se implantar o BRT, vai continuar na lata de sardinha que logo esta desgastados este ônibus BRT e sem manutenção como vimos neste atual de agora, ultrapassado, fora modal BRT em Cuiabá o povo quer VLT, moderno e sem poluição.

  • Almir |  19/09/2023 10:10:30

    MM foi prefeito de cuiabá. Pq não implementou mudanças no transporte na época?

Confira também: Veja Todas