Política

Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 10h35

EMENDAS

Secretário lembra operação na Agricultura e cutuca Riva: "não fui criado com corrupção"

Operação do Naco gerou exoneração de indicado de deputada

BRENDA CLOSS E DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), rebateu as acusações e ameaças da deputada estadual Janaína Riva (MDB) em vídeo postado no Instagram na noite da última quarta-feira (30 de abril). No vídeo, Garcia chama Riva de “racista” e avisa que está “preparado” para um eventual “confronto” com a parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“Que fala baixa, infeliz, deputada Janaina Riva. Quando a gente tá com raiva, a gente põe pra fora aquilo que a gente realmente é. Essa fala sua é racista. É de um racismo estrutural que a gente precisa combater no Brasil. Eu tenho profundo respeito pelas pessoas negras do nosso país. Esse racismo que você demonstra precisa ser combatido no nosso país”, dispara o chefe da Casa Civil.

As falas são uma resposta a Riva, que durante discurso na Assembleia Legislativa na última quarta-feira acusou Garcia de se recusar a pagar suas emendas parlamentares - verbas que deputados possuem direito, de recursos de origem no Poder Executivo, e que geralmente são investidas em políticas públicas. Numa fala contundente e direta, a deputada estadual “avisou” que o chefe da Casa Civil “não deveria vir com molecagem”, mandando Garcia fazer “molecagem e ameaçazinha” com “suas nega”.

A própria Riva, num post em seu Instagram nesta quinta-feira (1º de Maio), admitiu que suas falas foram racistas, determinando que o referido trecho do seu discurso fosse retirado dos registros da ALMT. A resposta de Fábio Garcia segue em seu vídeo, onde nega ter vetado o pagamento de emendas parlamentares à deputada estadual, e que não é ela, e nem ele, que determinam esses repasses, e sim a legislação.

“Não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas. É a lei que já obriga ao Executivo Estadual ou Federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas como vem sendo pagas, como foram nos últimos dois anos. Agora, quando o Executivo paga a emenda do parlamentar, aí a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá e eu farei o meu trabalho aqui”, determinou o chefe da Casa Civil.

Garcia sugeriu ainda que o pagamento das emendas de Riva podem “demorar mais” do que a de outros parlamentares estaduais alinhados ao Governo. Coincidência, ou não, em seu discurso na ALMT, a deputada estadual citou que outros colegas no órgão também estariam passando pelo problema - Lúdio Cabral e Valdir Barranco, ambos do PT, e Gilberto Cattani (PL), todos de oposição ao governador Mauro Mendes (União).

O chefe da Casa Civil, que também é deputado federal por Mato Grosso, citou o próprio exemplo em Brasília (DF) - que por ser de oposição do Governo Lula (PT), suas emendas também “demorariam mais” para serem repassadas, o que considera “normal”. “Como sou oposição, por exemplo, ao governo federal lá em Brasília, as emendas demoram um pouco mais pra ser pagas. Normal? Normal. Eu tô fazendo escândalo? Não. Eu reconheço a minha posição de oposição e aceito que há consequências a essa posição, quando me posiciono dessa forma, com relação ao governo do PT. Portanto, é ônus e bônus. Ação e consequência. Aqueles que não aprenderam isso com a vida, normalmente são aqueles que foram criados com o pai acobertando seus erros, ou com o pai educando os filhos de forma errada”, refletiu.

CORRUPÇÃO EM CASA

Garcia, considerado um dos aliados mais próximos de Mauro Mendes, também lançou um “desafio” a Riva, para que ela explique sua atuação na Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso, onde teria poder e influência, segundo o chefe da Casa Civil. A pasta foi alvo da Operação Suzerano, que investigou desvios de R$ 28 milhões justamente em emendas parlamentares.

O então secretário, o advogado Luluca Ribeiro, indicado por Janaína ao cargo, acabou sendo afastado pela Justiça e exoneado pelo governador. “Aproveita, deputada Janaina, e esclarece pra sociedade que tipo de política você buscava fazer com as suas emendas e indicações na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, cujo secretário foi o seu indicado por muito tempo. Esclarece aí para a sociedade mato-grossense”, atacou.

Fábio ainda recordou que Janaína é filha do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, que chegou a ser preso por corrupção e está solto hoje por ter feito um acordo de colaboração premiada. "‘Eu não fui criado com dinheiro da corrupção", alfinetou.

 A manifestação do chefe da Casa Civil foi elogiada por Mauro Mendes, que comentou no post “Parabéns Fábio”. Como citado anteriormente, Janaína Riva publicou uma “tréplica” em seu Instagram nesta quinta-feira, e responde a uma das falas do chefe da Casa Civil, que em seu vídeo afirmou ter sido “o deputado federal mais votado de Mato Grosso” nas eleições de 2022.

Chamando a manifestação do chefe da Casa Civil de “cômica”, Riva lembrou que a candidata mais votada foi a ex-deputada federal Rosa Neide (PT), que mesmo obtendo 124.671 votos não conseguiu sua vaga na Câmara de Deputadas por conta do coeficiente eleitoral mínimo exigido para a eleição. Fábio Garcia foi a escolha de 98.704 eleitores.

“A mais votada para federal foi a ex-deputada Rosa Neide, que recebeu 25 mil votos a mais do que o secretário. Se você fizer uma comparação dos meus votos como estadual, e dos votos dele como deputado federal, eu fui proporcionalmente muito mais votada”, lembrou a deputada, que teve 82.124 votos em 2022.

A parlamentar da ALMT aproveitou ainda para “cutucar” o próprio governador Mauro Mendes, que em sua avaliação também teria proferido uma fala racista. “Eu não vi a mesma indignação dessas pessoas, defensoras do combate ao racismo, quando o governador usou o termo ‘caboclo’, que também é um termo racista”, observou a parlamentar.

Janaína Riva, Fábio Garcia e Mauro Mendes são brancos.

 

Comentários (40)

  • Gilberto Boesing |  02/05/2025 11:11:32

    E o fim do mundo, eleitor do Lula ladrão chamando bolsonaro de corrupto e ladrão, é a carroça puxando o burro...

  • Indigninadissimo  |  02/05/2025 07:07:22

    Oi?? Não é porque a corrupção não é divulgada que ela não existe, empreiteira que recebe e não entrega o serviço qual nome dá? Serviço mal feito e não refeito? Agora a deputada infelizmente pecou e pecou muito ao se aliar ao governador e até esqueceu dos servidores públicos de MT,mas comparar ela com o pai e de tamanha covardia, molecagem,Essa deputada tem força pra ocupar o cargo que ela aumejar em MT,de deputada,senadora ou até governadora,seria uma ótima opção. Já vc , senhor FG, não tem metade do apoio que ela tem,ganha cargos dos amigos se elegeu deputado,mas se quer ficou câmara.Politicamente um nada.

  • Supra sumo  |  01/05/2025 22:10:32

    Taí a porcaria que o povo elegeu .

  • Sérgio  |  01/05/2025 18:06:18

    Um sujo falando do Mal lavado!

  • O CRITICO |  01/05/2025 17:05:22

    ESSA DEPUTADA É UMA OPORTUNISTA, NUNCA TEVE AO LADO DOS SERVIDORES SEMPRE VOTOU COM O GOVERNO, NUNCA SE MANIFESTOU SOBRE O BRT, SOBORE O VLT, E AGORA QUE AS ELEIÇÕPES SE APROXIMAM VEM COM ESSA DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO, SAI PRA LA , ME ENGANA QUE EU GOSTO, TANTO UM COMO O OUTRO NÃO MERECEM CREDIBILIDADE , BRIGA SÓ PARA DISFARÇAS E FICAR EM EVIDENCIA NA MIDIA POR CAUSA DAS ELEIÇÕES, ESPERO QUE O POVO NÃO SEJA MAIS UMA VEZ ENGANADO.

  • Sociedade  |  01/05/2025 16:04:59

    NÃO PODEMOS JULGAR UMA PESSOA POR ERRO DE OUTRA PESSOA....DEPUTADA SERà FUTURA SENADORA DE MT...

  • Briguem, continuem brigando. |  01/05/2025 16:04:27

    Os dois são herdeiros de coronéis da política. Já nasceram ricos pelos desmandos de pais e avós. Que continuem brigando, jogando mais porcaria no ventilador. Já comprei minha pipoca aqui.

  • Octavio Augusto Regis de Oliveira  |  01/05/2025 15:03:43

    OLHA DOM RATINHO PONDO AS GARRINHAS DE BOSTA PRA FORA

  • Servidor SEAF  |  01/05/2025 15:03:41

    A ROUBALHEIRA DENTRO DA SEAF FOI COMETIDO POR UM INDICADO DE JANAINA RICA TAL DE LULUCA RIBEIRO MAS COM PERMISSÃO SERà DE QUEM? FORAM MAIS DE 30 MILHÕES ROUBADOS E STE SGORA NADA DE DEVOLVEREM OS COFRES PÚBLICOS? Com a palavra o MINISTÉRIO PÚBLICO DE MATO GROSSO

  • Octavio  |  01/05/2025 15:03:29

    Seaf que até agora não deu em nada. Só vejo ostentação do povo da loja e do instituto no insta. Agora são metidos a coaching e religiosos.

  • Naldo Rosa |  01/05/2025 15:03:11

    Esse fabin é um piá criado por vó... num guenta 10 min de debate com a Deputada

  • Anderson  |  01/05/2025 14:02:40

    Não se preocupe deputada, o governador é seu chefe da casa civil irão Botelhar!! Se é que me entende? Bateau mouche é coisa do passado, a onda agira é botelhar igual naufrágio!

  • João |  01/05/2025 14:02:31

    De vez em quando é bom esses debates que cada um mostra sua cara. Todos os políticos querem falar algumas coisa a mais porem são contidos com medo de perder votos. Ai quando são aguçados saem do controle e mostram a cara.

  • Leitor |  01/05/2025 14:02:29

    Não sei o que Fábio Garcia está falando, o seu pai fez um monte de rolo nas obras da copa, aliás não terminou uma obra que começou, e ainda levou uma chamada de atenção ao vivo do Ministro sobre o aeroporto que nunca terminou, sem contar o córrego 8 de abril que fez uma lambança, e agora vir pregar de honesto. Acho que nessa discussão Janaína saiu muito grande, porque a sua crítica foi profissional, e ele apelou por falta de argumento

  • César  |  01/05/2025 14:02:25

    É Janaína! "Quem tem rabo preso" não tem moral. Tem que engolir sapo.

  • Maria Brandina |  01/05/2025 14:02:11

    Fábio Garcia senta sobre o próprio rabo e esquece que também é filho da corrupção. Seu pai Roberio Garcia, o famoso Berinho, dono da Engeglobal, responde a mais de 2.100 processos na Justiça por desvio de verbas públicas e por não entregar obras contratadas. Foi assim com a reforma da av. 8 de abril, com os Cots da UFMT e Barra do Pari, além da reforma do aeroporto marechal Rondon que também não entregou. Sem falar no golpe contra a Sudam, que emprestou milhões para o grupo construir um hotel na av. do CPA e está parado há 28 anos.

  • Lula |  01/05/2025 13:01:55

    Filha de ladrâo. Nada mais. Tchau!

  • GARIMPEIRO BICUDO |  01/05/2025 13:01:51

    Fabinho só faz o que mmentis manda...quer enfraquecer janaina prá pegar os votos pro senado...põe fabinho na frente e ele mmentis fica como santinho...

  • ARMADILHA |  01/05/2025 13:01:42

    Quem tá por traz disso tudo é MMentis, põe o pau mandado fabinho como escudo pá tirar voto de janaina....fabinho só faz o que mmentis manda...

  • Rosângela  |  01/05/2025 13:01:12

    Janaína é herdeira de pai vivo. Muito antes de os escândalos de papis pipocarem, antes dela se eleger (com dinheiro de papis) já ostentava, já tinha bens milionários em seu nome. Não tem como desvincular sua fortuna pessoal atual sem citar papis. E não, ela não defende servidor público! É diferente a vidinha de Fábio? Não. E, olhando aqui nos comentários é possível prever que ambos ainda vão longe, na politica. Mesmo que os próprios escancarem o passado de seus pais e suas condições de nepo-baby (pra não ter que pagar advogado, não dá pra usar um adjetivo mais explícito) eles terão votos para se elegeram. 4 anos, 8 anos, 12 anos? Podemos prever também que o dito hoje, as ofensas de hoje serão esquecidas em prol de se perpetuarem no poder, caso estejam numa posição de aliados. Wilson Santos e os Campos são exemplo notório?.

  • 13/07 |  01/05/2025 13:01:10

    Ainda bem que essas acusações partem de membros dessas quadrilhas de políticos familiar e dessas famílias de políticos pau rodados e no (c). Esperar o que dessa elite da direita bolsonariana, psicopatas, golpistas, sem escrúpulos, sem caráter e FDP. Eu quero todos vão sfd e ppqp.

  • Marcos  |  01/05/2025 13:01:04

    Esse secretário não pertence a família da empresa ENGEGLOBAL que levou a grana da obra do COT PARI e outras e que não foram concluídas?

  • Bernardes |  01/05/2025 12:12:54

    Seu pai que o digas, o tal, famoso do Berinho. Cadê o dinheiro das obras da av oito de abril? Seu landrãozinho manso e descarado. Vc é seu pai, Berinho, são mais sujos do que pau de galinheiro. Deveria ter vergonhas de dizer que foi criado em ambiente honesto. Seu mentiroso!! Cara de pau, do caralho. Suco de pêra!!! Parece o ratinho....

  • Cuiabano  |  01/05/2025 12:12:39

    Fabio Garcia não tem moral, se vendeu para não sair para prefeitura de Cuiabá, estava bem nas pesquisas afrouxou diante da pressão do governo uma vergonha para Cuiabá

  • Natascha Lopes  |  01/05/2025 12:12:20

    Simplesmente "o sujo falando do mal lavado".

  • Lud  |  01/05/2025 12:12:18

    Esse Fábio Garcia não passa de um guri mimado nunca trabalhou na vida, avô e pai conseguiram dinheiro no governo militar, um bando de sangue suga do povo brasileiro.

  • O CRITICO |  01/05/2025 12:12:12

    É 2026, JA COMEÇOU, DEPOIS DO VLT E AGORA BRT, A POPULAÇÃO TEM QUE ANALISAR BEM QUEM MERECE O VOTO PARA SENADOR, PQ TANTO ESSE MAURO MENTE COMO ESSA DEPUTADA NÃO MERECEM O VOTO , ELA PASSOU O PRIMEIRO E METADE DO ATUAL MANDATO DO MAURO MENTE APOIANDO E VOTANTDO TUDO A FAVOR DELE E AGORA COMO QUER SER CANDIDATA A SENADORA E VAI TER COMO CONCORRENTE O M. MENTE VEM COM ESSA BRINGHUINHA DE FAZ DE CONTA COM O PAU MANDADO DO FG, RESUMO DA OBRA OS DOIS NÃO MERECEM CRÉDITO DA POPULAÇÃO. O MM ACABOU COM A AV. DO CPA COM ESSA FALACIA DA OBRA DO BRT, PREJUDICOU CUIABà POR OITO ANOS POR BRIGA POLITICA COM O EMANUEL, E AGORA TA NA HORA DO POVO DE CUIABà DAR A RES POSTA NAS URNAS PARA OS DOIS, PQ A DEPUTADA TB É CULPADA PQ NUNCA SE MANIFESTOU POR ESSA ABERRAÇÃO DO BRT.

  • Paulo |  01/05/2025 12:12:03

    Não gosto dessa Janaína, mas ...rapazzz...esse Fabio Garcia é xuxu demais, sem graça, sem moral, sem sal...kkkkkkk....se merecem....kkkkk

  • JOAO DA SILVA |  01/05/2025 11:11:59

    BEM LEMBRADO NAO PODEMOS ESQUECER DOS CORRUPTOS DE PLANTAO

  • Lopes |  01/05/2025 11:11:49

    Esse povo "honesto" aprendeu direitinho com o Bolsonaro.

  • RATINHO DO VÔ |  01/05/2025 11:11:49

    KKK....KKK...riva perto do seu avô, do seu pai ..não passa de um simples trombadinha...

  • João Abreu  |  01/05/2025 11:11:45

    Não venho fazer defesa a deputada e família, mas que digitar no Google (Betinho, Garcia, roubo da copa) vai ver que o nobre deputado também foi estudar fora com o feliz dinheiro de viltuosos contratos.

  • Pedra 90 |  01/05/2025 11:11:41

    Covardezinho...o seu e do seu patrão tá guardado. O servidor público vai se lembrar de vcs. Vamos juntar ambos e fazer um curso de relacionamentos humanos. E tem q alcançar a média..blz

  • FGN |  01/05/2025 11:11:32

    Engraçado,esse paladino é filho da Enron usina elétrica,ou estou enganado,fale algo da deputada que desabone sua conduta, quando família, todos temos rastro cuidado, mocinho,essa areia é movedica , estou com a deputada pra cima deles

  • Enquanto os cães ladram , MM brilha  |  01/05/2025 11:11:25

    É deputada Riva seu reduto eleitoral já não é mais o mesmo , seu sogro não se reelege , sua irmã nunca será eleita . Chega de político carreirista do bla bla bla . Servidor publico não cai nessa lábia mais . CPI nessas emendas parlamentares para provar onde foram gastos aí vamos ver quem mente mais . Bora pra frente MM , a posição está cagando de medo da sua brilhante administração. MM fará seus sucessores e mi mi mi ataques só te fortalece . Enquanto os cães ladram MT avança . Simbora MM ?..

  • falei e disse |  01/05/2025 11:11:24

    a verdade que o fabio garcia tem razão..quem é o papai dela mesmo? o senador mais corrupto de mato grosso de todos os tempos!

  • Saulo |  01/05/2025 11:11:22

    Janaina foi infeliz sem querer e cometeu um erro de linguagem, ela nao tem culpa do que seu pai fez portanto Fabio vc foi mesquinho em citar o pai dela, ela tem o vpf dela e tem o carinho dela. Entre ela e vc prefiro mil vezes ela.

  • Matheus  |  01/05/2025 11:11:13

    Dois picaretas políticos! Criados sob a égide da corrupção, da improbidade, portanto, não possuem caráter para falarem de honestidade!

  • Vovo  |  01/05/2025 10:10:44

    Me enganar que eu gosto, família desse de mamando a caducando, riva na frente deles e ladrão de galinha.

  • Cramulhão |  01/05/2025 10:10:09

    Então. Por falar nisso, voce conhece Plínio Marcos? Ele escreveu a peça "dois perdidos numa noite suja". Teatro de primeira.

Confira também: Veja Todas