Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 09h56
RODÍZIO
Sindicalista assume vaga de petista na AL-MT
Deputado Valdir Barranco se licencia do cargo por 4 meses
Da Redação
A partir desta quarta-feira (14), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) entra em licença de 121 dias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em seu lugar, assume o suplente Henrique Lopes (PT), presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).
Lopes retorna à Casa de Leis após quase cinco anos. Em 2020, ele já havia assumido o mandato de forma temporária, ao substituir o próprio Barranco, que se licenciou para disputar a eleição suplementar ao Senado.
A licença de Barranco faz parte de um rodízio acordado dentro da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia. Ao longo de cinco meses, o mandato será ocupado, em ciclos de 30 dias, por suplentes do partido: Henrique Lopes, Professora Graciele, Professora Edna Sampaio, a indígena Eliene Xunakalo e Altir Peruzzo.
Henrique Lopes é o primeiro a ser contemplado pela medida nesta legislatura, que também conta com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O objetivo do rodízio é ampliar a participação de lideranças do partido nos debates legislativos e na construção de políticas públicas para o povo mato-grossense.
“É uma honra retornar à Assembleia Legislativa e, mais uma vez, representar os trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado. Vamos seguir na defesa da educação pública, dos direitos sociais e da democracia. Esse rodízio demonstra o compromisso coletivo do PT com a pluralidade e a renovação política”, afirmou Henrique Lopes.
Valdir Barranco justificou sua saída temporária pelo envolvimento direto na organização do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, marcado para 6 de julho, quando deixará a presidência estadual do partido após oito anos no cargo. Ele também pretende aproveitar o período para cuidar da saúde e tratar de sequelas da covid-19, que o manteve hospitalizado por 81 dias em 2021.
“É um momento importante para o nosso partido, e quero estar totalmente dedicado e focado ao PED. Além disso, preciso cuidar da minha saúde com mais atenção e dedicação, que devido a correria do dia a dia não estava conseguindo. Fico tranquilo ao passar o mandato a companheiros e companheiras comprometidos com o nosso projeto coletivo”, finalizou Barranco.
José Tubai Naves | 14/05/2025 09:09:38
Que demonstração de reconhecimento à s outras lideranças, pois ninguém se elege sozinho, cada voto importa, portanto, muito merecido esse rodÃzio. Desejo sucesso ao HENRIQUE LOPES que nunca traiu a classe trabalhadora, é só olhar onde esteve e está quando se trata de defender a causa coletiva, principalmente da EDUCAÇÃO! Parabéns, aos deputados Barranco e Ludio que oportunizaram esse rodÃzio e ao Partido dos Trabalhadores por colocar em prática um valor Ãmpar da democracia que é a valorização do coletivo/inclusão.
João Batista | 13/05/2025 14:02:45
Da nojo
Roberto Dias Amorim | 13/05/2025 13:01:56
Parabéns Henrique vc representa sim essa categoria sofrida. Deus abençoe esse mandato de pouco tempo, mas que temos certeza que vc vai trabalhar em prol dos nossos mestres.
Jucao | 13/05/2025 13:01:31
Famoso, vem cá morder uma beirada , o cara vai ficar 30 dias como deputado só pra receber salário e falar que foi deputado , é uma canalhice isso, se não foi eleito é porque povo não quer ele porra! É um bando da gente sem Noção
Nicholas | 13/05/2025 11:11:58
É por isso que pouca gente hoje em dia acredita em sindicatos. Quase todos eles, com honrosas e raras exceções, estão envolvidos em falcatruas das grandes. Até porque esses sindicatos foram aparelhados pelo partido dos trapaceiros que está sempre envolvido em escândalos de corrupção, o mais recente é o desvio bilionário do INSS estimado em mais de R$ 90 bilhões.
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35