Quarta-Feira, 24 de Setembro de 2014, 18h44
PESQUISA BARRADA
TRE impede Globo de divulgar pesquisa do Ibope em Mato Grosso
Juiz entende que instituto direcionou simulação de 2º turno
CLÁUDIO MORAES
Da Editoria
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Paulo Cézar Alves Sodré, determinou há pouco a proibição da divulgação da pesquisa do Ibope que seria anunciada nesta quinta-feira pela TV Centro América, que é afiliada da Rede Globo em Mato Grosso. A liminar foi deferida através de um pedido do advogado Lucien Fábio Fiel Pavoni, que atua na coordenação jurídica da coligação \"Amor a Nossa Gente\" que tem o ex-veredor Lúdio Cabral (PT) como candidato ao Governo de Mato Grosso.
A coligação \"Viva Mato Grosso\" também solicitou a proibição da publicação da amostra. Os argumentos usados pela candidata Janete Riva (PSD) foram semelhantes aos do ex-vereador petista, onde ambos apontaram falhas no questionário elaborado pelo instituto.
O pedido de registro da terceira amostra para medir o processo eleitoral foi feito no dia 20. Foram entrevistadas 812 pessoas de 37 municípios do Estado para a tendência eleitoral para Governo do Estado e Senado Federal ao custo de R$ 54,428 mil.
A coligação do petista ingressou com pedido para suspender a pesquisa alegando direcionamento do campo do maior instituto de pesquisa dos país. O Ibope fez simulações de segundo turno somente com o senador Pedro Taques (PDT) enfrentando teoricamente o ex-vereador petista ou a ex-secretária de Cultura, Janete Riva.
O instituto não mediu um eventual confronto entre Lúdio e Janete. \"Ao realizar a coleta dos dados, o instituto de pesquisa limitou os questionamentos quanto a um eventual pleito em 2º turno, oferecendo aos eleitores somente duas possibilidades de enfrentamento e em ambas constando o candidato Pedro Taques - como se este necessariamente lograsse êxito no dia 5 de outubro vindouro. Tal direcionamento, ainda que prescinda de má-fé, é amplamente vedado pelos Tribunais Especializados, tendo inclusive esta Corte Eleitoral se manifestado, em oportunidade pretérita\", argumentou o magistrado em sua decisão.
Para Paulo Cézar Alves Sodré, a divulgação da pesquisa poderia quebrar a isonomia da disputa no Estado. \"O ato tem o condão de violar o princípio da igualdade dos participantes da disputa eleitoral e, por isso, deve-se impedir a divulgação da pesquisa tão somente quanto aos resultados para o cargo de governador, evitando-se prejuízo aos candidatos envolvidos. O periculum in mora, por seu turno, também se afigura presente, tendo em vista que o dano emergente da divulgação da pesquisa em comento é diretamente proporcional ao tempo em que se permite a sua exposição\", acrescentou.
Também no final da tarde de hoje foi barrada a pesquisa do instituto Access Projetos, Desenvolvimento de Sistemas e Pesquisa em 58 cidades do Estado com 1.906 entrevistados. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 deste mês e seria divulgada no dia 25. Os argumentos que barraram a amostra foram de que a amostra teria sido realizada com questionários tendenciosos.
SENADO
Na mesma decisão, o magistrado libera a divulgação dos números das pesquisas para o Senado. Ele determinou uma multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento da decisão semelhante dada na tarde de hoje em que barrou a divulgação de uma pesquisa do instituto Voice feita exclusivamente na cidade de Várzea Grande.
Renato | 25/09/2014 08:08:15
Esta semana foi vinculado duas pesquisas e nenhuma delas tinha simulação de segundo turno entre LUDIO e JANETE, porque a do IBOPE foi proibida, então. Explica ai TRE? Só falta o TRE exigir uma pesquisa de segundo turno com a inclusão do nome do MUVUCA.
CUIABANO DE CHAPECRUZ | 24/09/2014 23:11:05
rapaz to achando que fizeram realmente a pesquisa fora de cuiabá e varzea grande e a turma do silval, deve ter assustado com o resultado tanto que impediu, e todos sabem que lúdio, nas cidade mais próximas como jangada, rosário oeste, nobres, barra do bugres, denise, nova olimpia entre outras, ninguem ouve falar dele, apenas há uma parcela que se divide um pouco entre a turma do Riva agora atualmente esposa dele como representante, e Taques que possui uma certa maioria, outras pesquisas que foram feitas onde ele aparece com 20% provavelmente foi feita dentro de Cbá e VG e maquiaram dizendo que foram vários municipios, como o taques tem 35% a 39% dentro de Cbá e VG e Rondonópolis basta apenas 19% do eleitorado fora das principais cidades que será eleito no primeiro turno, pelo menos os últimos governadores foram eleitos com média de 30% nessas tres principais cidades......ou seja ele está acima do percentual pra ser eleito no primeiro turno.se vcs tiverem dúvida podem pesquisar que vão confirmar esses dados...
Zé Paulo | 24/09/2014 21:09:36
Basta jogar no google Ibope ou Carlos Augusto Monte Negro (dono do instituto de pesquisa) pra vermos que o Ibope deixou de ser um instituto sério há muito tempo.
Carlos Santana Fregmer | 24/09/2014 18:06:17
vai ver que esses outros institutos são mais confiaveis qe o IBOPE
Esposa de "barão", secretária deixa Saúde; família recua da política em MT
Terça-Feira, 27.05.2025 16h09
Procurador aciona STJ para ser solto por matar mendigo
Terça-Feira, 27.05.2025 16h01
Prefeitura nega fraude em pregão para beneficiar alvo da PC em MT
Terça-Feira, 27.05.2025 15h31
CNJ revela que advogado morto "pautava decisões" de juiz afastado em MT
Terça-Feira, 27.05.2025 15h30
Unemat destaca ações de deputado na AL
Terça-Feira, 27.05.2025 14h52