Segunda-Feira, 04 de Março de 2024, 13h54
ALENCASTRO
Três ex-secretários de EP são citados em afastamento; prefeito tem 15 dias para recorrer ao TJ
Enquanto isso, o vice-prefeito José Stopa vai assumir o comando do Palácio Alencastro
LEONARDO HEITOR E BRENDA CLOSS
Da Redação
Na decisão em que determinou o afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também proibiu que três ex-secretários da Capital assumam cargos na administração municipal. O trio é investigado em ações que apuram esquemas de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e foram alvo de operações policiais nos últimos anos.
Emanuel ficará afastado da Prefeitura de Cuiabá pelo prazo de seis meses. Na decisão, o desembargador indica que o vice-prefeito e atual secretário de Obras, José Roberto Stopa (PV), deverá assumir o Palácio Alencastro.
O magistrado acatou um pedido do Ministério Público de Mato Grosso, que acusa o gestor de liderar um esquema de corrupção. No parecer assinado pelo promotor Carlos Zarour, acatado pelo desembargador, o promotor solicitava que o ex-secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva; o ex-secretário-adjunto de Saúde, Milton Corrêa da Costa Neto; e também o ex-secretário-adjunto de Gestão na Saúde, Gilmar Souza Cardoso, fossem proibidos de exercerem cargos públicos na Prefeitura de Cuiabá. Todos eles foram alvos de operações que investigavam esquemas de corrupção na saúde da capital.
O fluxograma que mostra a hierarquia da organização criminosa expõe que Emanuel é quem dava as ordens para Gilmar, que assumia o papel de “articulador operacional”. Já Célio e Milton, foram apontados como articuladores empresariais.
O promotor também pediu a retirada do sigilo dos autos, após o cumprimento das determinações judiciais, como o próprio afastamento do prefeito. Emanuel Pinheiro terá 15 dias para propor recurso, após ser notificado da decisão.
De acordo com uma nota, divulgada pelo TJMT, o gestor da capital é suspeito de integrar a organização criminosa, o que motivou seu afastamento do cargo. “O Poder Judiciário de Mato Grosso afastou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro sob a acusação de Organização Criminosa. A decisão monocrática foi do desembargador Luiz Ferreira da Silva. Como toda cautelar pode sofrer mudanças para flexibilização ou até revogação. O prefeito pode ingressar com Agravo Interno na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT. Ele tem prazo de 15 dias para interpor recurso após ser intimado. O processo tramita em segredo de Justiça”, diz a nota.
A petição que solicitou o afastamento de Emanuel Pinheiro foi assinada pelo promotor Carlos Zarour, do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), e pelo delegado Francisco Kunze Júnior. Segundo as investigações, o prefeito é apontado como suspeito de liderar um esquema de corrupção na Saúde Pública da capital. Essa é a segunda vez que o gestor cuiabano é afastado do Palácio Alencastro. Em outubro de 2021 Emanuel Pinheiro foi afastado do cargo pelo mesmo magistrado no âmbito da Operação Capistrum, deflagrada pelo Naco. Na ocasião, ele chegou a ficar pouco mais de um mês fora do cargo, por ser um dos alvos da apuração, que investigava também um suposto esquema de contratações na Saúde da capital, visando apoio político.
NOTA DA PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Comunicação informa que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ainda não foi notificado quanto à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) divulgada nesta segunda-feira (4) pelos veículos de comunicação. Reforça, ainda, que qualquer manifestação será realizada pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Cuiabá.
Yuri Gomes | 04/03/2024 18:06:18
E os corruptos e corruptas da Secretária Estadual de Mato Grosso, sob administração do Governo de MT, quando serão afastados e presos? Será que o Ministério Público e a Justiça de MT estão cegos, surdos e mudos.? Fala meu povo.
Bird | 04/03/2024 17:05:15
É PUXA SACOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ÀS HORAS DE VCS ESTÃO A CHEGAR KKK É BOM PROCURAREM OUTROS VEREADORES PARA BAJULAR E CONSEGUIR SEUS CARGOS DE VOLTA APROVEITEM BEM POIS É SÓ ESSE ANO VIU
Fidelis | 04/03/2024 15:03:51
Aonde está o senhor Deosdete ? Espelho ninguém faz nada ! Inventaram um domÃnio do fato contra Emanuel, só ele contra mauro e esse Juiz safado, quero ver barganhar com o diabo no inferno... DomÃnio do fato para afastar prefeito? Serviçal numa decisão monocratica ainda... que isso ! Absurdo que medo é esse ?
Pacu do Porto | 04/03/2024 15:03:43
APRENDEU TUDO COM O PAPAI MOLUSCO DE 9 DEDOS..LOGO LOGO VAI EM CANA
bird | 04/03/2024 15:03:39
É POVINHO DA SAÚDE A MAMATA Tà ACABANDO TA NA HORA DE VCS PROCURAREM OUTRA BOQUINHA VÃO TER QUE PUXAR SACO DE ALGUM POLITICO AI PRA CONTINUAR NESSA SAFADEZA MAIS PELO VISTO NÃO VAI ADIANTAR NÉ KKK APROVEITEM BEM ESSE ANO MESMO POVINHO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TCHAU TCHAU
ANA | 04/03/2024 15:03:04
Eu não sou cega, obrigada por tudo Emanuel:)!
EDUARDO S | 04/03/2024 14:02:59
Não está salvando um nessa adminisytração,,não sei como ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$)))), ainda nao está preso,,só pode...HC preventivo no 12 deve ter...
Xomano | 04/03/2024 14:02:53
ixiiiiiiii e agora o que estes vereadores que ensisten em defende este prefeito vai falar o que para o povo
Calixto | 04/03/2024 14:02:22
A FILHA do presidente da camara está la´no CABIDE de emprego na SECRETARIA DE CULTURA, será que ninguém sabe???
Cuiabana | 04/03/2024 14:02:06
FOCOU DO JEITO QUE O DIABO ? GOSTA ? VAMOS INCLUIR NESSE ? PACOTE A OPERAÇÃO ESPELHO...CORRUPÇÃO SEM FIM NA ÃREA DA SAÚDE DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO.... UMA VERGONHA A ? ? GLOBO DE PARABENS CADE3A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA OS SENHORES DEPUTADOS... MP/MT MPF/MT É VERBA FEDERAL QUE ROUBARAM GENTE APELAR AGORA SÓ PRà DEUS FAÇA ME O FAVOR. DA COVD 19 QUE ERA
Ex-secretário e empresário terão que devolver R$ 6,8 milhões; Silval escapa
Quinta-Feira, 31.07.2025 12h05
Justiça condena ex-secretário a devolver R$ 16 milhões; procuradores são absolvidos
Quinta-Feira, 31.07.2025 11h05
Justiça Eleitoral atenderá moradores em Cuiabá
Quinta-Feira, 31.07.2025 10h59
Senador e deputado de MT se reúnem com Bolsonaro
Quinta-Feira, 31.07.2025 10h45
STJ investiga citação de magistrado em inquérito da PC de MT
Quinta-Feira, 31.07.2025 10h16