Política

Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 15h29

FÉRIAS

Vereador comemora vitória dos professores

Da Redação

 

Na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, realizada nesta quinta-feira (17), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara de Cuiabá para celebrar a retirada do projeto que previa a retirada do pagamento integral do terço de férias dos profissionais da educação.

Em discurso emocionado, Daniel destacou o simbolismo da conquista.“Conseguimos pegar o projeto do Terço de Férias — que ia retirar o direito ao pagamento referente aos 15 dias — e conseguimos rasgar esse projeto”, afirmou, referindo-se à vitória da mobilização dos professores e do posicionamento da Câmara contra a proposta.

O vereador destacou que a conquista é fruto da união entre os vereadores e a mobilização ativa da categoria, que acompanhou as discussões de perto e se manifestou tanto presencialmente quanto nas redes sociais. “Essa foi uma luta que começou na semana passada e, em apenas uma semana, conseguimos retirar esse projeto da Casa. Hoje ele não está mais aqui”, celebrou.

Durante a fala, Daniel Monteiro também rebateu as justificativas de que o pagamento do benefício poderia comprometer investimentos na reforma das escolas. Segundo ele, essa narrativa tenta injustamente responsabilizar os professores.

“Colocar nas costas desses profissionais — que estão apenas tendo um direito reconhecido, e não recebendo um favor — a responsabilidade pela retirada de investimento de algum lugar, francamente, isso não para em pé. O custo do terço de férias é de apenas 0,5% do orçamento da Secretaria de Educação”, explicou.

Por fim, o parlamentar lembrou que o orçamento vigente foi elaborado pelo atual prefeito com base na proposta aprovada pela Câmara no ano passado, e que cabe ao Executivo cumprir o planejamento orçamentário aprovado.

Confira também: Veja Todas