Política Domingo, 20 de Julho de 2025, 21h:29 | Atualizado:

Domingo, 20 de Julho de 2025, 21h:29 | Atualizado:

MAMATA

Manobra mantém cargo de ex-deputada de MT no Governo Lula

Rosa Neide é presidente do PT no Estado

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

lula-rosaneide.jpg

 

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) prorrogou os mandatos de seu presidente João Edegar Pretto e de dois diretores como forma de “driblar” a Lei das Estatais. Além de Edegar Pretto, foram beneficiados com a extensão de 90 dias os diretores Lenildo Dias de Morais (Pessoal) e Rosa Neide (Financeiro), que é ex-deputada federal por Mato Grosso.

A manobra, autorizada pelo Conselho da Conab, contraria o que determina a Lei das Estatais. Edegar Pretto e os diretores deveriam ter deixado os cargos em abril.

O novo prazo vence em 12 dias. A coluna apurou que há uma manobra para prorrogar por mais 120 dias a permanência deles nos cargos, com anuência do ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Procurada, a Conab confirmou que uma possível nova extensão dos mandatos do trio será decidida na semana que vem.

A Lei das Estatais (13.303/2016), que rege as empresas públicas, determina que os mandatos dos diretores devem ser renovados a cada dois anos, permitidas até três reconduções. Outra lei, contudo, impede a renovação dos mandatos de Edegar Pretto, Rosa Neide e Lenildo Dias de Morais, por terem sido candidatos nas eleições de em 2022.

Edegar Pretto concorreu a governador do Rio Grande do Sul pelo PT. Já Rosa Neide e Lenildo tentaram vagas na Câmara dos Deputados pelo PT. Ela concorreu em Mato Grosso, e ele na Paraíba. Nenhum deles teve sucesso.

Os três foram empossados na Conab entre março e abril de 2023. Na época, uma liminar do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski permitiu as nomeações. Em maio de 2024, porém, o Supremo Tribunal Federal retomou o entendimento de que políticos e dirigentes partidários só podem ocupar cargos em estatais e empresas públicas após cumprirem uma quarentena de três anos. Aqueles que já estavam em mandato poderiam concluí-lo.

Com esse entedimento do Supremo, os três diretores só poderiam permanecer nos cargos até abril deste ano quando concluíram os mandatos que já ocupavam. O conselho de administração da Conab, no entanto, prorrogou o prazo por 90 dias à revelia, atropelando a determinação do Supremo. O novo prazo termina em julho. Uma nova manobra visa estender esse período por mais 120 dias, para dar tempo de todos cumprirem a quarentena. O colegiado é controlado pelo presidente da Conab.

O presidente da Conab é uma indicação pessoal do presidente Lula. O pai de Edegar Pretto foi um dos fundadores do MST. A empresa pública é vinculada aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social (MDS), comandado por Wellington Dias.

No início do governo, a Conab causou desgastes a Lula devido a ilegalidades em um leilão de arroz. O certame foi realizado para evitar o desabastecimento provocado pelas inundações no Rio Grande do Sul, com a compra de cereal importado, mas acabou cancelado após denúncias de direcionamento.

Neri Geller, então secretário do Ministério da Agricultura, foi demitido. A esposa dele ocupava uma vaga de assessora do presidente da Conab e também deixou o cargo. No lugar dela, Pretto nomeou uma amiga íntima do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Com o escândalo no INSS, os dois foram exonerados.

Pré-candidato ao governo do RS, Pretto tem se autopromovido nas redes sociais e concentra sua agenda no estado. Ele conta, na estrutura da Conab, com 26 assessores pessoais.

Em nota à coluna, a Conab disse que a prorrogação dos mandatos é uma medida “excepcional e temporária”, que tem como objetivo garantir a “continuidade administrativa”, evitando a interrupção nos serviços da empresa. Ainda segundo a empresa, uma nota prorrogação está sendo analisada e será decidida na semana que vem. “A Conab reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a eficiência administrativa, e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, disse a empresa.

Leia abaixo a íntegra da nota da Conab

“A prorrogação inicial dos mandatos de toda a diretoria foi uma medida excepcional e temporária, deliberada pelo Conselho de Administração, com base no princípio da continuidade administrativa, para evitar descontinuidade nos serviços essenciais da Conab.

A consulta à Casa Civil não foi necessária, pois a medida não configurou nomeação de novos dirigentes, mas sim a extensão de mandatos já existentes.

Quanto à solicitação de nova prorrogação, está sendo analisado pelo Conselho de Administração. A deliberação ocorrerá na próxima semana.

A Conab reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a eficiência administrativa, e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”.





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • vitor

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 11h12
  • Logo no Financeiro, lascou, não sabe nem as 4 equações.
    0
    0



  • alexandre

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 09h51
  • Brasil esta virando Venezuela
    1
    0



  • Almajid

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 09h31
  • Esses petistas gostam de uma teta.
    7
    1



  • nero

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 09h19
  • Bem PT ! - Essa mulher não deve saber a tabuada e ta no FINANCEIRO !
    7
    1



  • Bolsonaro

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 08h48
  • Esse povo do PT amam lesar o horário público.
    7
    1



  • JOAO DA SILVA

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 08h28
  • ESPECIALISTA EM PICARETAGEM , TEM IDIOTA QUE AINDA VOTA NESSE TIPO
    6
    1



  • JORGE LUIZ

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 08h06
  • Mamar nas tetas pública seja de direita ou esquerda todos querem mamar, nas dificuldades que o país passa é um jogando culpa no outro e no final quem paga por todos os desmandos e corrupção é o povo que aliás é chamado de gado pelas duas facções políticas Otário é você besta que briga com todos ao seu derredor para defender políticos tranqueiras e corruptos
    5
    0



  • zezinho

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 08h06
  • É o fim da picada.... só ajeitadeira para os companheiros... todos querem mamar na teta do governo com nosso suado dinheiro....mais uma desocupada no poder tão somente para fins políticos para as próximas eleições....
    5
    1



  • alexandre

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 06h50
  • Partido da boquinha
    5
    1



  • A REAL

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 06h48
  • ONDE tem o nove dedos tem desordem..tem bandidagem..tem desgraça ...tem roubo...tem falcatrua! TEM ILUSAO!
    5
    3



  • Gerallldo

    Domingo, 20 de Julho de 2025, 23h16
  • Caracas...até quando o Brasil vai aguentar as mamadas desse petistas...ninguém quer trabalhar de fato não??? Se é professora mesmo, pq não vai dar aulas? Esse povo quer a mamata mesmo
    5
    3



  • João Batista

    Domingo, 20 de Julho de 2025, 22h21
  • Que diferença essa manobra vai fazer no cenário político Rosa Neide não conseguiu a reeleição em 2022 e o governo Lula é o cabide de emprego para abrigar os que adoram a mamata do dinheiro público.
    1
    1



  • Xupe-me

    Domingo, 20 de Julho de 2025, 22h10
  • Uai .. site canhoto, batendo nos ídolos ????? Dinheiro caba .. caba a amizade !
    4
    2



  • Lazaro

    Domingo, 20 de Julho de 2025, 22h10
  • Se ela tiver trabalhando, não tem nada demais. O terrível é ter um deputado licenciado fugitivo nos Estudos Unidos que se recusa a sair do cargo e que usa a sua força política para trair a pátria e prejudicar o povo brasileiro. Ele e seu pai agem como verdadeiros bandido.
    3
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet