Política

Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023, 13h15

RACHADINHA

Vereadores batem boca e petista pede afastamento de presidente de Comissão

A Comissão de Ética vai ouvir 4 testemunhas da petista nesta quinta-feira

SABRINA VENTRESQUI

Da Redação

 

Após bate-boca na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (28), a vereadora Edna Sampaio (PT) afirmou que irá protocolar um pedido de afastamento do presidente da Comissão de Ética do Parlamento Municipal, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), ainda nesta tarde. A petista é investigada pelo colegiado sob acusação de operar um suposto esquema de rachadinha utilizando a Verba Indenizatória (VI) de sua ex-chefe de Gabinete, Laura Natasha de Oliveira Abreu. A ex-servidora teria repassado aproximadamente R$ 20 mil, referentes a VI, para uma conta corrente da legisladora. 

Na sessão desta quinta-feira, Edna protagonizou uma discussão com Rodrigo, o relator da Comissão de Ética, Kássio Coelho (Patriota) e com o vreador Luis Cáudio (PP), que é o autor do pedido de investigação que motivou abertura do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra ela. 

Edna afirma que o colegiado a condenou antes mesmo de finalizar o processo de investigação com oitivas de suas testemunhas de defesa, conforme foi determinado pela Justiça. O PAD está tramitando desde maio deste ano e chegou a ser suspenso em agosto por decisão do juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior. Um mês depois, o magistrado revisou sua própria decisão, autorizou a a retomada do processo, mas determinou que a Comissão de Ética deve ouvir quatro testemunhas arroladas pela parlamentar.

“Ao presenciar com muita indignidade a falta de compreensão do presidente da comissão que já deu uma centena de declarações me condenando antes mesmo da notificação da comissão de ética e eu posso provar isso. Qual é a prova disso? Estou sendo acusada de um crime abjeto e quero que essa Comissão prove e se não provar, vão ter que provar na Justiça”, afirmou Edna Sampaio, durante sessão.

Rodrigo Sá se defendeu das acusações da petista e afirmou que Edna não foi condenada antecipadamente, mas que há denúncias “graves” contra ela. “Ninguém condenou a vereadora Edna Sampaio e nem produziu provas contra a vereadora Edna. Ela está sendo investigada pela Comissão de Ética por denúncias graves onde tem áudio do marido dela pedindo o retorno da VI da chefe de gabinete e é onde tem extratos bancários provando a transferência. Agora, sobre o que vai acontecer com a vereadora Edna, isso vai ser deliberado em plenário”, disse.

Até Luís Cláudio entrou na briga e ironizou uma publicação de Edna em que ela aparece em seu Instagram utilizando bigode e pede respeito dos colegas de Parlamento. “Aqui não precisa usar bigode, aqui precisa provar a inocência ou culpabilidade. É disso que se trata. É apurar os fatos e trazer ao plenário é isso que estamos querendo dizer, mas a defesa se transformou em ataque e é a estratégia deles. Não tenho me manifestado em nada sobre isso embora seja o autor para dar oportunidade para Edna provar sua inocência mas parecesse que ela não quer fazer isso, ela quer atacar os demais vereadores. Ela se recusou a assinar uma intimação mesmo estando em plenário”, argumentou o vereador.

Por fim, após a sessão, a vereadora concedeu entrevista afirmando que sua equipe jurídica vai protocolar o pedido de afastamento de Rodrigo Sá da Comissão de Ética. Apesar do impasse e da não notificação formal da vereadora, a Comissão de Ética pretende ouvir as quatro testemunhas da vereadora ainda nesta quinta-feira, a partir das 17 horas.

Comentários (6)

  • parala |  28/09/2023 16:04:26

    Essa vereadora já aprontou demais, deveria sofrer uma cassação.

  • Cuiabana |  28/09/2023 15:03:48

    Essa prática é comum entre os petistas, atacar para não ser atacado, chorar, se fazer de vítima, e por último acionar a justiça, essa aprendeu bem com nine.

  • eleitor atento |  28/09/2023 15:03:31

    Fico indignado com tanta falsa moralidade desses vereadores, vcs deveriam estar debatendo a imoralidade da CAB que além de privatizar a rede de esgoto em 90% do consumo da água, feira livre na rota dos onibus, gambiarra dos feirantes na rede pública, fio no chão, ruas esburacadas, posto de saúde abandonado...tanta coisa que um vereador possa fazer...ficam pregando falso moralismo...pelo amor de Deus chega de covardia.

  • Minha Opinião |  28/09/2023 14:02:45

    Mesmo mote de defesa do MuLa, se subir para o SpTF, essa bost@ voLta.

  • Todos  |  28/09/2023 14:02:16

    Só BAGUNÇA E O POVO PAGANDO VERGONHOSO VIVA O BRASIL ATE QUAND???

  • Petista  |  28/09/2023 13:01:57

    Cara de pau !!!! Mesmo hem!!! Faz merda e ainda quer pagar grande.!!! EDNA RACHADINHA. FORAAAAAAAAA.VC É A VERGONHA DA CNB

Confira também: Veja Todas