Domingo, 21 de Julho de 2024, 12h35
GESTÃO EFICIENTE
“VG vive expansão histórica da saúde primária”, afirma Kalil Baracat
Cobertura saiu de 22% em 2021 para 65% atualmente
Da Redação
“De todos os avanços que fizemos na saúde pública de Várzea Grande, a expansão na cobertura da saúde primária acredito ser o mais significativo, que mais faz diferença no dia-a-dia da população. Praticamente triplicamos o número de Agentes Comunitários de Saúde em menos de quatro anos”, comemorou o prefeito de Várzea Grande e pré-candidato à reeleição pelo Movimento VG Melhor, Kalil Baracat (MDB).
Como explica o emedebista, ao assumir a gestão, em janeiro de 2021, a cobertura na Atenção Primária era de 22% e atualmente atinge 65%. “E vamos chegar a 100% até o final do ano. Nós já chamamos boa parte dos agentes que fizeram o processo seletivo e vão ser chamados para que a gente consiga fazer a cobertura 100% da cidade. Tem unidades que estão em construção. Assim que isso ficar pronto, nós vamos acabar chamando o restante do processo seletivo. Mas lembrando que nós tivemos um avanço no município na atenção primária, a gente consegue desafogar a secundária e terciária”.
A garantia de acesso à saúde primária é um dos grandes avanços da gestão do MDB, em Várzea Grande. O atendimento mais próximo de casa, mais próximo da realidade das comunidades é feito de forma eficiente e eficaz se tornou possível na cidade.
Para preconizar uma medicina preventiva, duas frentes de trabalho ganharam corpo e forma na cidade: A primeira foi reformar todas as unidades públicas municipais de saúde e a segunda, foi triplicar a cobertura na oferta de serviços básicos, com as equipes do programa de Saúde da Família.
Esse é um trabalho que não pode ser medido apenas pelas cifras aplicadas e investidas, mas sim, pelo aumento do alcance dos serviços e pela resolutividade de atendimentos, como frisa o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
ACS – Todas as 75 equipes de Saúde da Família são formadas por médico, enfermeiro, auxiliar e um agente comunitário, que tem um papel fundamental no controle e prevenção de doenças na comunidade. Por meio desses atendimentos, muitos deles feitos na casa do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), muitas enfermidades de fácil diagnóstico e monitoramento, bem como doenças graves, são descobertas. Essas equipes acabam sendo a porta de entrada de muitas pessoas à saúde pública.
ÚNICA DE MATO GROSSO - “Somos o único município contemplado com recursos do Novo Pac com recursos para construção de uma maternidade 100% SUS do estado de Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo governo federal, na semana passada, por meio do Ministério da Saúde, que acatou nosso projeto”, reforçou o prefeito.
Os recursos, R$ 103 milhões, serão destinados via governo federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), eixo saúde. O modelo para Várzea Grande é do tipo 1: com 8.200m2 e capacidade para até 100 leitos. Será construída no bairro Frutal de Minas, próximo ao bairro Nova Várzea Grande, onde funciona o Hospital Municipal e Pronto-Socorro, bem como a maternidade. O terreno já havia sido desapropriado pelo Município.
Como explica o prefeito, a atual maternidade - Hospital Materno Infantil ‘Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo - é a primeira em toda a história da cidade a atender de forma gratuita, ou seja, 100% pelo SUS, e foi implantada em sua gestão, em 2021, porém, funciona em um espaço locado pelo Município.
“Com o aporte já assegurado pelo Ministério da Saúde, fruto de mais uma parceria e articulação política de Várzea Grande, junto à Bancada Federal, vamos ter uma sede própria, totalmente edificada para atender às necessidades das nossas parturientes e dos recém-nascidos. A secretaria municipal de Saúde já tem um projeto, eu tive a oportunidade de acompanhar essa elaboração e posso assegurar que como nunca, os várzea-grandenses nascerão em Várzea Grande”.
João | 21/07/2024 20:08:19
Pior salário da saúde pago a servidor público é o de Várzea Grande e o prefeito quer falar o que? Só gente contratada sem qualquer condições, tudo ligado a vereadores, ou seja, tudo precisa de troca de favores. Funcionário ganha VI de acordo com o polÃtico e não pelo serviço prestado infelizmente. Uma lástima
Junior copema | 21/07/2024 16:04:03
Ãgua nada
Rosa | 21/07/2024 15:03:51
Pois é prefeito isso tudo é graças ao trabalho da secretaria Gracinha é uma pessoa competente e dedicada as pessoas menos favorecidos
marcia | 21/07/2024 13:01:21
so falta agua, segurança, asfalto mas ta tudo ok. cidade parada no tempo faz mais de 30 anos.precisamos de revonavação na prefeitura e camara. não reeleja ninguem.
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35