O Tribunal de Ética de Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB –MT) restabeleceu a inscrição do advogado Marcos Vinicius Borges, de 37 anos, conhecido como “advogado ostentação”, nesta sexta-feira (8). O órgão havia punido o jurista com a suspensão temporária no início de agosto deste ano por entender que o criminalista teria violado o código de ética da entidade por “ostentar” nas redes sociais. Agora, ele se apresenta no Instagram como uma "figura pública".
Marcus Vinicius ficou quase um mês suspenso pela Seccional de Cuiabá. A decisão foi administrativa e Marcos Vinicius teve que adaptar suas redes sociais, uma vez que no regimento da ordem é proibida a ostentação desde 2021 conforme provimento 205/2021, que dispõe acerca da publicidade na advocacia.
Conhecido como “advogado ostentação”, Marcos mora em Sinop (478 km de Cuiabá) e ganhou repercussão nacional por pegar casos polêmicos em Mato Grosso, como o do jornalista Lucas Ferraz, condenado por violência psicológica e física contra a namorada, Katrine Gomes. Além disso, é ele quem patrocina a defesa de Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, criminoso que matou sete pessoas numa chacina registrada em um bar de Sinop, onde ocorriam apostas de sinuca.
Ao FOLHAMAX, o criminalista disse que teve que adaptar seu perfil no Instagram e retirar a palavra "advogado" de sua apresentação,- conhecida como "biografia" -, além de ter apagado as fotos por eles exigidas. “Procurei adaptar minha rede social de maneira que desvincule a atividade laborativa de “advogado” do meu perfil do Instagram, de maneira que farei um perfil secundário voltado a advocacia já que possuo outros trabalhos paralelos ao da advocacia no meu perfil principal, entre trabalhos artísticos e de influencer”, esclareceu.
O advogado destacou ainda a ajuda que recebeu da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que esteve a frente de todo o processo. “Vale destacar e agradecer a prestatividade da presidente da OAB/MT Dra. Gisela Cardoso, que sempre colocou-se à disposição e ofereceu todo amparo para que a situação fosse resolvida", frisou.
O criminalista disse que aproveitou o tempo para se especializar, além disso revelou estar escrevendo um livro. " Estou escrevendo um livro, que espero lançar ainda esse ano, acredito que todas as barreiras que acontecem em nossas vidas vem com a finalidade de nos tornar mais fortes, hoje me vejo mais preparado profissionalmente”, acrescentou.
Por fim, o advogado agradeceu à instituição por tê-lo ouvido. Para ele, agora o foco é retonar aos trabalhos. “A vida de um criminalista jamais é dotada de paz, e nesse momento agradeço primeiramente a instituição que ouviu e acatou minha versão dos fatos e agradeço em especial minha sócia e equipe de advogados do meu escritório que trabalharam duramente para manter ó escritório na minha ausência”, finalizou.
Afonsão
Sábado, 09 de Setembro de 2023, 07h46Das Alteradas
Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023, 21h46Minha Opinião
Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023, 17h29esperando receber
Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023, 17h11DICK VIGARISTA
Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023, 16h46É assim caminha a humanidade
Sexta-Feira, 08 de Setembro de 2023, 15h56