
O Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), referência no atendimento a pessoas com deficiência visual em Cuiabá, é uma das instituições beneficiadas pelo programa Agrosolidário, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). A parceria, que já dura vários anos, fortalece a rotina nutricional dos alunos atendidos.
Fundado há mais de quatro décadas, o ICEMAT atende cerca de 60 pessoas por dia com aulas de Braille, informática adaptada, orientação e mobilidade, apoio escolar e até internato para alunos do interior. Parcerias como a da Aprosoja MT fazem a diferença no dia a dia do Instituto e ajudam a garantir esse atendimento essencial.
“A instituição é filantrópica, então com o apoio da Aprosoja MT dentro do programa do Agrosolidário é muito importante porque conseguimos garantir uma qualidade do alimento para os nossos atendidos”, destacou o vice-presidente do ICEMAT, Thiago Lima.
O vice-presidente também destacou a importância da parceria e reconheceu o papel da Aprosoja MT no atendimento oferecido pela instituição. “Agradeço à Aprosoja MT, ao Agrosolidário, por enxergar que as pessoas com deficiência visual também que precisam desse atendimento, deste alimento. Estamos muito felizes e torcemos para que essa parceria, que já tem muito tempo, possa durar por muito mais”, afirmou.
Entre os alunos beneficiados está Vera Lúcia Martins dos Santos, de 60 anos, que encontrou no ICEMAT um novo caminho após perder a visão. “Aqui eu tive esse apoio para viver de novo como uma pessoa normal, continuar meus estudos. Terminei o ensino fundamental, o ensino médio. Hoje eu faço cursinho, vou fazer o ENEM final do ano. Eu acho que foi um presente de Deus para mim aqui, o ICEMAT.”
Sobre a bebida de soja, Vera conta os efeitos no dia a dia. “Eu recebo a bebida de soja, para mim é uma alegria porque ela é nutritiva, fortalece o corpo, é bom para a pele, alimenta. Eu faço bolo, coloco no leite. Então, para mim é excelente, traz um grande benefício para o corpo e para a saúde, físico, mental, é muito bom.”
Na cozinha do ICEMAT, a bebida de soja também faz parte do cardápio diário, como conta a cozinheira geral Edevanir Nascimento, mais conhecida como Vani. “A bebida aqui é servida no café da manhã como batida e no lanche da tarde, como bebida e também fazemos bolos, e os alunos gostam e preferem os sabores de banana, maracujá e de chocolate.”
A parceria entre Aprosoja MT e ICEMAT é mais um exemplo de como o Agrosolidário ultrapassa os limites do campo, chegando diretamente às pessoas e reforçando o compromisso dos produtores com a responsabilidade social.