A Prefeitura de Cuiabá iniciou os trabalhos de reforma do 3º andar do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. O local está sendo preparado para atender crianças de 0 a 12 anos, em 45 leitos que estarão disponíveis.
A nova Ala Infantil possui área total de 1.340 metros quadrados e a reforma inclui adequações na parte elétrica e arquitetônica, conforme projeto aprovado pela Vigilância Sanitária. Os recursos investidos são de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
A estrutura terá enfermarias, 10 alas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 5 Unidades de Terapia Semi-intensiva, apartamentos individuais para casos de isolamento, brinquedoteca e espaço para as mães.
De acordo com a secretária-adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Iracema Queiroz, a reforma era muito esperada por todos e atende aos padrões de qualidade e segurança previstos pelo Ministério da Saúde.
“A população ganhará muito com esta reforma. Durante 25 anos a ala era mantida com a mesma estrutura, o que dificultava o atendimento. A readequação está sendo um grande avanço”, afirmou a secretária.
As alas contarão com equipamentos para atendimento hospitalar e mobílias novas. A previsão da Secretaria de Saúde é de que as obras sejam concluídas em 180 dias. Os elevadores da unidade também serão modernizados e receberão comando de painel, cabines e sensores.
Neste período, as crianças continuarão sendo atendidas nas salas de emergência verde e amarela. Elas foram transferidas para estas salas desde 2011, quando a antiga ala pediátrica teve que ser interditada devido a problemas estruturais.