No final da aventura pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) as crianças recebem lanche. Mas o melhor da excursão não é o passeio de ônibus, que sai da escola direto para a sede da autarquia no Centro Político Administrativo, o melhor mesmo é entrar na sala da presidência e ser recebido por Eugênio Destri. O presidente do Detran-MT faz questão de receber os pequenos das escolas públicas que estão participando do projeto Maio Amarelo. “São as crianças que precisam aprender, pois, entendemos que os adultos que estão no trânsito, estão dirigindo porque passaram pelos testes psicológico, teórico e prático e devem saber e respeitar as leis de trânsito. Quem não as cumprir vai ser punido: ou pelos órgãos de fiscalização ou pela perda de alguém próximo e este último ninguém quer, por isso investimos principalmente nas crianças”, disse Destri, presidente do Detran-MT.
O projeto Maio Amarelo foi aderido pela autarquia neste ano, mas é um ideia da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nós planejamos o trabalho aqui em Mato Grosso e temos a adesão de Sorriso, Rondonópolis, Guiratinga e a capital”, disse Haveny Taques, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MT. “Em Cuiabá, temos equipes espalhadas em escolas públicas realizando palestras e outra equipe recebendo diariamente, aqui no Detran, alunos para conhecer os departamentos, com direito à palestra e conhecer a sala do presidente, o que na tenra idade é algo que fascina”, completou José Eudes Malhado, agente de trânsito do Detran-MT.
A campanha foi lançada dia 30 de abril e será encerrada no dia 30 de maio com um grande passeio de bicicleta organizado pelo grupo “Ciclovia Já” em parceria com Detran. O passeio está programado para começar às 19h, na praça Oito de Abri. “O amarelo no semáforo é sinal de atenção, portanto os condutores devem reduzir e não acelerar, como acontece todos os dias. Sim, temos pressa, afazeres e uma cidade que está totalmente mudada em função da Copa do Mundo, mas somos seres humanos e devemos dar maior valor à vida, porque esta é que carregamos quando estamos dirigindo”, finalizou Destri.