Cidades Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 09h:46 | Atualizado:

Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 09h:46 | Atualizado:

TRANSPORTE

Alunos da zona rural em MT fazem greve contra transporte precário

 

G1
P. ESTRELA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PORTO

 

Estudantes da comunidade Vãozinho, na zona rural de Porto Estrela, a 198 km de Cuiabá, estão em greve desde a semana passada contra as más condições do ônibus que faz o transporte deles até a cidade diariamente. Em protesto, eles decidiram não ir à escola e cobram uma solução por parte da prefeitura do município. Aproximadamente 40 alunos dessa comunidade dependem do transporte público para ir à escola.

O prefeito da cidade, Mauro André Dusinaro, disse que não se opõe à atitude dos alunos porque, de fato, concorda que o estado do ônibus que faz o transporte é precário. "Sou favorável aos alunos. É preciso ônibus e escola confortável, mas infelizmente não temos condições financeiras de reformar o ônibus agora, pois assumimos uma dívida enorme da gestão anterior e, praticamente, não temos arrecadação própria. Os moradores não pagam nem mesmo o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)", declarou.

A mãe de um aluno que necessita do ônibus para ir à escola contou que ônibus não possui sequer bancos. "Os bancos estão todos quebrados", reclamou Anaíde Benedita Guia da Silva. O filho dela cursa o 1º ano do ensino médio em uma escola pública na zona urbana de Porto Estrela e está perdendo aula. A comunidade fica a 30 km da cidade.

A denúncia partiu de um morador da comunidade. Ele encaminhou imagens do interior do ônibus por meio do aplicativo de celular 'Bem na Hora', da TV Centro América. "A prefeitura tinha deixado os alunos três semanas sem aula e depois mandou um ônibus velho para fazer o transporte. O ônibus quase se acidentou com os alunos", reclamou Wender Pereira.

Falta de verba

O prefeito de Porto Estrela informou que 50% da frota de ônibus escolar do município é nova e o restante é precária, a exemplo do veículo que faz o transporte nessa comunidade. Segundo ele, foi feito um 'revezamento', pois no ano passado essa comunidade usufruiu de um ônibus em melhores condições e que, neste ano, houve troca com outras regiões mais distantes do perímetro urbano.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet