Cidades Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024, 23h:37 | Atualizado:

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024, 23h:37 | Atualizado:

REMÉDIOS

Alunos de Farmácia do UNIVAG promovem uso racional

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

univag

 

A orientação sobre o uso seguro de medicamentos é essencial para promover a saúde pública e prevenir problemas relacionados à automedicação, interações medicamentosas e outros riscos. E para alertar a população, os alunos do curso de Farmácia do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande organizaram uma manhã com diversos atendimentos gratuitos para conscientizar sobre o uso correto de medicamentos.

A ação de conscientização sobre o uso seguro de medicamentos será realizada nesta sexta-feira (03.05), na Praça Aquidaban (Sarita Baracat), localizada na Avenida Couto Magalhães, centro de Várzea Grande, das 8h às 12h.  A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que é comemorado no dia 5 de maio.

O objetivo é reforçar o papel do farmacêutico na prevenção do uso indiscriminado de medicamentos e da automedicação, que são as principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação e, aproximar o profissional da comunidade. Além dos atendimentos orientativos, serão oferecidos para a população serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e cessação tabágica.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia do UNIVAG, professora Quessi Borges, também será aplicada a logística reversa de medicamentos, a população poderá trazer os medicamentos usados e/ou vencidos para descarte correto. "É preciso que as pessoas se esclareçam e busquem profissionais de saúde, especialmente farmacêuticos, uma correta orientação dos riscos que podem ser causados à saúde pela automedicação e pela ingestão inadequada de medicamentos", destacou.

A atividade é organizada por professores e estudantes do curso de Farmácia do UNIVAG, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cabo Michel.

Riscos

A automedicação é um problema sério que afeta a saúde da população brasileira. Dados do Ministério da Saúde apontam que a automedicação é responsável por cerca de 30% das internações por intoxicação no país. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet