De 22 a 24 de maio, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promoverá o 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, das 8h às 22h, e contará com a participação de gestores de todo o Estado.
O tema do Encontro de Prefeitos é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”. A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.
O Encontro de Primeiras-damas tem o objetivo de informar sobre os desafios da administração local frente às mudanças sociais que deverão ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014. A 1º Expo Mato Grosso vai apresentar o potencial econômico dos municípios, com espaço reservado para a exposição de produtos de todas as regiões, através dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico.
O Workshop de Secretários, já tradicional na AMM, apresentará cases de sucesso e dará encaminhamento ao debate sobre o desenvolvimento do setor produtivo local, com foco no planejamento e gestão. A programação do 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular terá a presença de convidados sul-americanos e artistas regionais. Além dos shows, haverá um festival gastronômico com comidas típicas locais. A entrada é franca.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que a instituição preparou um grande evento para que prefeitos, prefeitas e demais participantes discutam sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. “O Encontro tem o objetivo de incentivar o crescimento econômico sustentável em todos os municípios do estado, fortalecendo o potencial de todas as regiões”, assinalou.
A programação inclui palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. A AMM irá reunir os prefeitos com representantes de Ministérios e outros órgãos públicos, para discutir os desafios das administrações municipais frente às mudanças que devem ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014.