O Ministério Público do Estado de Mato Grosso propôs 426.522 ações entre julho de 2022 e junho de 2023. Somente na primeira instância, foram 390.344 ações propostas. Os dados constam em reportagem veiculada na 4ª edição do Anuário Jurídico de Mato Grosso, lançado nesta quinta-feira (26) pelas advogadas e jornalistas Débora Pinho e Antonielle Costa.
A matéria traz também informações sobre incentivo à autocomposição no MPMT, gestão na área administrativa, entre outros dados. Na cerimônia de lançamento, o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior destacou a importância da iniciativa. “Em nome do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, quero parabenizar a iniciativa, que já está em sua quarta edição prestando relevantes serviços à comunidade jurídica no nosso estado, fomentando debates sobre a atividade de cada um daqueles que integram o sistema de justiça”, ressaltou.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, também prestigiou a solenidade. “O Poder Judiciário se sente contemplado e muito grato por esta oportunidade de demonstrar à sociedade o trabalho que vem sendo realizado”, destacou.
Segundo as diretoras do Anuário Jurídico, “mais do que um registro de informações jurídicas, a ideia é mostrar ano a ano a evolução do cenário jurídico mato-grossense”.