Após a nuvem densa de fumaça que pairou sobre a Baixada Cuiabana nesta quinta-feira (8), a região registrou uma brusca queda de temperatura nesta sexta-feira (9) e fez os cuiabanos tirarem os casacos dos guarda-roupas. Mesmo com o clima mais ameno, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%.
Como noticiado por FOLHAMAX, uma penumbra de fumaça assolou a Região Metropolitana de Cuiabá na quinta-feira (08) e assustou quem mora em prédios e quem transitava pelas ruas e sentia o forte cheiro de fumaça e a sensação de clima abafado. Nem mesmo o sol era possível visualizar. Nesta sexta-feira o sol continua escondido, mas agora pela neblina da frente fria que chegou vinda de Mato Grosso do Sul.
De máxima de 36°C registradas no dia anterior, Cuiabá amanheceu com temperatura mínima de 17°C e a tendência é que alcance 24°C até o final do dia. No sábado (10) a mínima prevista é de 13°C e máxima de 25°C. No domingo (11), apesar de iniciar o dia com 15°C os termômetros deverão chegar aos 30°C. Na segunda-feira (12) a mínima prevista é de 15° C enquanto a máxima deverá ficar na casa dos 32°C.
Chapada dos Guimarães, cidade turística conhecida por temperaturas mais baixas, tem previsão de mínima de 11°C e máxima de 29°C neste sábado. No domingo a mínima pode ser de 10°C enquanto a máxima de 31°C. A temperatura volta a subir também na segunda-feira, quando a mínima prevista é de 14°C e a máxima de 34°C.
Mesmo com as baixas temperaturas o Inmet emitiu alerta para 100 cidades de Mato Grosso referente a umidade relativa do ar entre 20% e 12% e os riscos de incêndios florestais e à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Orientou a necessidade de beber bastante líquido, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, e o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente.
Morgado
Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2024, 13h19