A Associação de Produtores Rurais da Serra de São Vicente está cobrando da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger a reconstrução da ponte que foi queimada em setembro de 2024 e é o único acesso pelo Rio Aricá-Mirim.
“As crianças da comunidade estão tendo que atravessar o rio para ir à escola por uma balsa improvisada que não tem qualquer condição de segurança, uma vez que a van do transporte escolar não encontra condições de trafegar pela precária estrada alternativa, que aumenta o percurso em cerca de 20 km”, denuncia o presidente da Associação André Zaneti.
A entidade já mandou ofício para a Prefeitura do Santo Antônio de Leverger, para a Assembleia Legislativa, para o Ministério Público Estadual e para a Câmara de Vereadores de Santo Antônio.
No ofício direcionado à Prefeitura de Santo Antônio do Leverger, a Associação solicita:
1. Apresentar um cronograma detalhado e emergencial para o início e a conclusão das obras de reconstrução da ponte sobre o rio Aricá-Mirim, na comunidade Abolição.
2. Disponibilizar, de forma imediata e provisória, uma solução de travessia segura para os moradores, especialmente para as crianças que necessitam de acesso à escola, até que a ponte definitiva seja entregue.
3. Realizar a manutenção da estrada alternativa para garantir o mínimo de trafegabilidade e segurança aos que dela necessitam.
“O que nós queremos é que a comunidade rural seja atendida pelo poder público. Estão negando o acesso a educação para as crianças e o direito de ir e vir dos cidadãos com dignidade e segurança”, completa Zaneti.