Cidades Sexta-Feira, 24 de Julho de 2015, 19h:16 | Atualizado:

Sexta-Feira, 24 de Julho de 2015, 19h:16 | Atualizado:

Notícia

Audiência pública discute educação Quilombola em Poconé

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Em razão de reunião realizada na Promotoria de Justiça de Poconé, em abril deste ano, o Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial (CEPIR/MT), a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Executiva das Comunidades Quilombolas Negras Rurais, em parceria com o Ministério Público Estadual realizaram, na última quinta feira (23.07), audiência pública para debater a proposta de educação Quilombola. No município existem, aproximadamente, 29 comunidades quilombolas.

Entre os desafios existentes no município na área da educação, está a manutenção das escolas nas próprias comunidades rurais. “O principal objetivo é preservar a cultura Quilombola no seio de sua comunidade, assegurando não somente o acesso á educação, mas o vínculo das comunidades quilombolas com seu território. As aulas devem ocorrer na própria comunidade, não se pode permitir a perda dessa cultura”, destacou o promotor de Justiça José Rodrigues da Silva Neto.

O Presidente do Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial, Carlos Alberto Caetano, apresentou a sistematização de proposta que visa a construção de minuta para resolução da educação quilombola no âmbito do Estado de Mato Grosso. A proposta também será debatida em outras comunidades quilombolas.

Em 2011, a Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação, iniciou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Essas diretrizes orientam os sistemas de ensino para que possam colocar em prática a Educação Escolar Quilombola, mantendo um diálogo com a realidade sociocultural e política das comunidades e do movimento quilombola. A regulamentação do decreto foi apresentada aos participantes durante o encontro que puderam questionar e sugerir pontos a serem acrescentados. 

Também participaram da audiência o Presidente Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial - CEPIR/MT, Carlos Alberto Caetano; a Secretária de Educação do Município, Maria Rosa Rondon Santos; representantes das Comunidades Quilombolas, José Maria da Silva e Benedita Rosa da Costa; Rosária Leite da Costa; o Secretário de Ação Social de Poconé, Urbano; coordenadora executiva das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Poconé, além dos moradores quilombolas das Comunidades Morrinho e Lagoa Grande entre outros.

 

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet