A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) encerrou na última sexta-feira (28.03) o ciclo de workshops do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença” aos servidores da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). O ciclo contemplou os servidores do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do complexo Ganha Tempo e os lotados na sede da secretaria.
O secretário de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, observou a importância da capacitação para que os servidores conheçam melhor seus direitos, deveres e proibições funcionais, com vistas à excelência na execução de suas atribuições e, consequentemente, no atendimento à população.
“Devemos executar nosso trabalho com responsabilidade, porque em qualquer falha na tramitação de um processo, nós poderemos, ainda que não haja dolo, responder administrativamente”, destacou Jean.
As explanações foram conduzidas pelo auditor do Estado Sildemar Alves, que falou sobre os direitos e deveres contidos no Estatuto e no Código de Ética do servidor público estadual e sobre as principais faltas funcionais cometidas no âmbito do Governo de Mato Grosso.
Tais infrações integram os grupos: assiduidade, comportamento social, patrimônio público e assédio moral. O auditor explicou que essas faltas podem ser prevenidas no âmbito das próprias unidades administrativas.
Sildemar também discorreu sobre o papel das chefias imediatas no controle dos padrões éticos e morais estabelecidos na legislação e como devem proceder diante da ocorrência de infrações em suas unidades de trabalho.
Os primeiros servidores da Secretaria de Trabalho e Assistência Social a participarem dos workshops foram os lotados no Lar da Criança, em 2013.