Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) marcaram presença no Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom), o maior evento da categoria na América Latina, que é realizado no Ceará e se encerra nesta sexta-feira (8). Durante o congresso, a corporação ganhou destaque ao apresentar os trabalhos desenvolvidos com bombeiro e cão, em operações de busca, resgate e salvamento.
Essa participação reforça o reconhecimento do CBMMT como referência nacional em operações com cães, além de evidenciar a experiência prática e a constante atualização das equipes para atuar em diferentes tipos de ocorrências, tanto no Estado quanto, em muitos casos, em âmbito nacional.
O congresso contou com a palestra do tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, um dos pioneiros no uso de cães em operações no estado e o presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc).
Marcondes compartilhou sua experiência com a cadela Sheron, que atuou desde filhote em diversas missões e hoje encontra-se aposentada, deixando um legado importante na formação das equipes e na consolidação da atividade em Mato Grosso.
Durante sua palestra intitulada “Desafios e conquistas do serviço de busca e resgate com cães no Brasil”, o tenente-coronel apresentou ainda as metodologias de treinamento e os avanços tecnológicos empregados nas ações desenvolvidas pela corporação.
Ele também destacou as boas práticas entre as unidades especializadas de todo o país e as dificuldades do trabalho diante da diversidade de ocorrências, terrenos e climas, o que exige adaptação constante das equipes.
“É uma honra estar aqui no Congresso Nacional de Bombeiros para compartilhar um pouco da nossa experiência com os binômios em Mato Grosso. E esse evento é uma oportunidade da integração e o intercâmbio de boas práticas entre as unidades especializadas do Brasil que fortalecem o serviço de busca e resgate com cães. Essa é uma atividade que exige dedicação, treinamento constante e uma conexão única entre o bombeiro e seu cão”, concluiu o tenente-coronel Marcondes.