Cidades Domingo, 22 de Setembro de 2024, 17h:41 | Atualizado:

Domingo, 22 de Setembro de 2024, 17h:41 | Atualizado:

INFARTO E AVC

‘Calorão’ cuiabano aumenta riscos de doenças em até 20%

 

DANTIELLE VENTURINI
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

calor-cuiaba-sol.JPG

 

Previsão de temperaturas elevadas para Cuiabá, com termômetros marcando mais de 41ºC todos os dias até o fim de setembro, além da baixa umidade e a péssima qualidade do ar, alertam para o aumento de casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estudos internacionais apontam que o “calorão” pode aumentar em até 20%o número dessas ocorrências. Atualmente, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil.

Nesse contexto, especialistas alertam os cuiabanos para os cuidados, em especial para uma população específica que precisa ainda “redobrar os cuidados” quando a temperatura sobe além da conta, os portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, arritmias, insuficiência cardíaca, entre outras. Ao lado de crianças pequenas e idosos, eles fazem parte dos grupos de risco, pois estão mais vulneráveis aos impactos do calorão na saúde. O calor aumenta o risco de exaustão e de desidratação, podendo acarretar problemas cardíacos sérios.

“A exposição ao calor provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que favorece para baixar nossa pressão, provocando um mal estar. A desidratação também pode aumentar a viscosidade do sangue, que aumentam a probabilidade de trombose microvascular e do AVC, em especial nos hipertensos e diabéticos”, explica o cardiologista Hugo Valadares.

Segundo a profissional, isso ocorre porque para compensar essas alterações, o organismo eleva a frequência cardíaca, amplificando também a chance de desenvolver arritmia.

Cuidados

Setembro tende a ser o pior mês da seca em Mato Grosso, com umidade variando entre 20% e 15%. Segundo o médico, o calor e a umidade aumentam a perda de água e sais minerais através da transpiração e para evitar a desidratação é preciso ingerir bastante líquido, especialmente com pessoas de maior idade e que fazem uso de diuréticos. “Pessoas hipertensas, que precisam controlar a pressão arterial com frequência, devem ficar atentas à tendência natural do corpo de baixar a pressão no calor. Uma reavaliação médica pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos”.

Outra dica é evitar exposição ao sol ao máximo e, caso se exponha, lembrar do protetor solar, usar chapéu, sombrinha e roupas leves. Para quem já possui algum problema relacionado à saúde do coração, é essencial manter o tratamento em dia. “Não negligenciar o acompanhamento médico que é muito importante para garantir a melhor qualidade de vida”.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Dona Celestiana Almeida

    Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024, 09h02
  • infelizmente essa terra ja deu o que tinha que dar... quem arriscar viver por aqui ou ira morrer de coração ou de doença do pulmao. O ideal é dar o fora daqui o quanto antes se tiverem condições.
    0
    0



  • Dr. Medico

    Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024, 08h43
  • Infelizmente os dados sao mais alarmantes ainda. Como vivemos em situação de intensa temperatura e baixa umidade do ar, já passamos parte de nossas vidas em situação degradante, o que diminui sobremaneira nossa expectativa de vida, especialmente doenças coronarianas. Mas infelizmente essas informações não podem ser repassadas, pois iria causar panico na população e a repulsa e rejeiçao de novos investidores das mais diversas areas, trazendo colapso financeiro na cidade e em especial as repartições publicas que dependem do recolhimento de impostos.
    0
    0



  • Isaias Quico do Chaves é o meu tesouro!

    Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024, 08h05
  • o fim esta proximo quero que exploda tudo viva satanas!
    0
    0



  • Samantha Gahyva

    Domingo, 22 de Setembro de 2024, 20h22
  • Muita gente critica o nosso Agro mas quero ver comer natureza!
    1
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet