Cidades Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 18h:47 | Atualizado:

Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 18h:47 | Atualizado:

Notícia

Capes confirma 98,7% dos recursos de custeio ao Pibid

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) comemora mais uma vitória. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou em dezembro 100% da proposta institucional da Unemat encaminhada ao Programa de Iniciação a Docência (Pibid) e, agora em maio, confirmou 98,7% dos recursos para custeio do projeto que foi aprovado por quatro anos. Durante este período serão aplicados mais de R$ 34,6 milhões em bolsas e verbas de custeio junto ao Pibid/Unemat/Capes. Todas as áreas de licenciatura da universidade assim como todas as modalidades de ensino, Presencial; Parcelada; Indígena; Turmas fora de sede; e, à Distância; foram atendidas dentro do universo de 1.249 bolsas.

O êxito da aprovação de 100% se deve a metodologia estabelecida pela pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unemat (Proeg) tanto para o recebimento quanto ao envio das propostas. No segundo semestre do ano passado, antes da abertura dos editais, foi constituída uma comissão formada por docentes e técnicos da Unemat que analisaram e emitiram pareceres a todas as propostas utilizando o mesmo processo de avaliação da Capes.

A equipe técnica analisava a proposta, encaminhava para a equipe de análise de mérito e, na sequência, o autor do projeto recebia a proposta com as recomendações técnicas e de mérito que atendidas por ele eram novamente analisadas pela comissão que homologava o envio da proposta ou reencaminhava para ajuste”, declarou a coordenadora institucional do Pibid-2013/Unemat/Capes, professora Renata Cintra.

O reitor da Unemat, professor Dionei Silva, lembra que a aprovação das 1.249 bolsas é um grande avanço para a instituição que até o ano de 2010 havia assegurado apenas 96 bolsas. “É um crescimento de mais de 1.000%!”, comemora Dionei Silva.

Pibid

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet