Cidades Sábado, 07 de Setembro de 2024, 11h:19 | Atualizado:

Sábado, 07 de Setembro de 2024, 11h:19 | Atualizado:

TRÊS INCÊNDIOS

Capital do agro em MT amanhece coberta por fumaça de queimada

Os incêndios começaram por voltas das 13h da sexta

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

sorriso fuma�a

 

Sorriso, considerada a capital do agronegócio, a 420 km de Cuiabá, amanheceu coberta por fumaça, neste sábado (7), após registro de três incêndios que aconteceram ao mesmo tempo, na tarde de sexta-feira (6). Moradores registraram as chamas, que acabaram consumindo equipamentos agrícolas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Os focos foram registrados em uma reserva, em um bairro e próximo a uma empresa, deixando um trator agrícola em chamas.

Os incêndios começaram por voltas das 13h da sexta e foram extintos 6h depois. Militares percorreram toda a região de mata ao entorno do fogo durante a noite para realizar rescaldos dos últimos focos de incêndio.

Produtores rurais, com aviões agrícolas, maquinários e caminhões-pipa, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Sorriso auxiliaram no combate às chamas.

Estado lidera queimadas

Com 31 mil focos de incêndios, Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, conforme dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.

Um levantamento de secas e impactos no Brasil, divulgado pelo Governo Federal na terça-feira (3), revelou que Mato Grosso tem 24 municípios na lista de cidades com condição de seca extrema. Os cinco estados que mais se destacaram foram:

São Paulo, com 82 municípios

Minas Gerais, com 52

Mato Grosso, com 24

Goiás, com 12

Mato Grosso do Sul, com 8

Na última sexta (30), o governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no estado devido à seca e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões do estado, especialmente o Pantanal.

Capital do agronegócio

Reconhecida como a capital do agronegócio por uma lei federal, Sorriso, localizada no norte do estado, é líder da produção agrícola no país há 4 anos. O município já gerou mais de R$ 30,7 bilhões somente com as produções no campo nesse período.

Com um território de 9.346.873 km², Sorriso é o município com a maior área agricultável do mundo: são 827.833 hectares aptos para o cultivo, e que contam com o Aeroporto Regional Adolino Bedin, para o recebimento de insumos e distribuição da produção.

O município ocupa a 111ª posição no ranking entre os 5.570 municípios brasileiros em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Situado às margens da BR-163, o município está entre as dez maiores cidades do estado. Atualmente, Sorriso está na quinta posição.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Que o MP aja . O povo não aguenta mais

    Domingo, 08 de Setembro de 2024, 10h20
  • Maldito período eleitoral . Sabendo que os políticos que precisam de voto para continuar no poder NÃO VÃO MULTAR , estão queimando Mato Grosso. Então,já que , quem deviria de ofício punir quem queima , não o faz por interesse próprio, então que o Ministério público multa os políticos por negligência, omissão e co- participacao e cassa o mandato . Não tem outra forma de parar de queimar Mato Grosso.
    1
    0



  • Jacarezinho

    Domingo, 08 de Setembro de 2024, 09h26
  • Capital do agro porra nenhuma, capital das faccoes, da bandidagem, dos preguiçosos , só isso.
    1
    0



  • Isaias Miranda - jesus meu tesouro !

    Domingo, 08 de Setembro de 2024, 00h29
  • Aburdos os ataques sofridos reiteradamente pelo nosso Agro! Fazuéli agora! O Brasil está quebrando! Mato Grosso potência! Campeão do Agro! O fim está próximo! Deus é fiel!
    0
    1



  • Salvador de Oliveira Silva

    Sábado, 07 de Setembro de 2024, 19h47
  • Isso turma do agro destrói tudo e volta para seu estado de origem que é o sul do país, até quando nós cuiabanos raíz vamos fazer vista grossa para esses destruidores do nosso estado.
    1
    0



  • Paulo

    Sábado, 07 de Setembro de 2024, 12h26
  • Bora desmatar gauchada, desmatar e plantar soja é a solução para vir às chuvas
    9
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet