A comunidade do bairro Areão recebe nesta sexta-feira (11) um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que vai atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos. O nome do CMEI será uma homenagem ao ex-prefeito de Cuiabá, Coronel José Meirelles.
A cerimônia de inauguração será realizada às 19h e contará com a presença do prefeito Mauro Mendes, do secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, e demais secretários, de familiares do Coronel José Meirelles e autoridades políticas.
Conforme explica o secretário Gilberto Figueiredo, o CMEI do bairro Areão integra o pacote de 30 unidades que serão inauguradas em Cuiabá até 2016. “Estamos ampliando a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos. A nossa meta é abrir mais de sete mil vagas para alunos dessa idade até 2016”.
Os recursos para a construção das unidades, segundo o secretário, são oriundos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.
A unidade do bairro Areão recebeu investimento no valor R$ 1,7 milhões para construção da obra, além dos recursos destinados para a aquisição de mobiliários e equipamentos.
O CMEI possui seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura e informática, refeitório, playground, além da área administrativa, totalizando 1,2 mil metros quadrados de área construída.
O CMEI Coronel Meirelles está localizado na Rua Maracanã, bairro Areão.
Homenagem – O coronel José Meirelles esteve à frente da Prefeitura de Cuiabá entre os anos de 1994 a 1996. Vice do então prefeito Dante de Oliveira, o Coronel Meirelles assumiu a prefeitura de Cuiabá quando Dante deixou o cargo para concorrer à eleição ao governo de Mato Grosso.
Antes disso (de 1971 a 1973), ele comandou o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) do Exército Brasileiro, oportunidade em que conduziu a construção da BR-163 Cuiabá/Santarém, um trecho de 1,1 mil quilômetros, que vai do Posto do Gil até a serra do Cachimbo (PA). Coronel Meirelles foi ainda presidente da Companhia de Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat).
O coronel morreu em agosto de 2012, aos 89 anos de idade. Deixou a mulher, dona Zulmira Gonçalves Meirelles, oito filhos, entre eles a atriz Totia Meirelles, além de netos e bisnetos.