Cidades Segunda-Feira, 03 de Março de 2014, 10h:40 | Atualizado:

Segunda-Feira, 03 de Março de 2014, 10h:40 | Atualizado:

ÁGUAS DE MARÇO

Chuvas já desalojam famílias em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A intensidade da chuva e a cheia de córregos em diversos bairros de Cuiabá têm deixado 28 famílias em situação de risco e algumas já consideradas de vulnerabilidade. O levantamento realizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio de equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta que as famílias estão concentradas nos bairros Dom Aquino; Pedra 90; Pedregal; Parque Geórgia; Jardim União; Jardim Florianópolis; Jardim Vitória; Jardim Fortaleza; Novo Paraíso II e Jardim Liberdade.

Por conta do transbordamento de córregos, muitas pessoas perderam móveis, roupas e alimentos. No bairro Castelo Branco, por exemplo, também foram interditados pontos específicos das casas construídas na beira do córrego. De acordo com a secretaria, muitos alimentos já estão sendo destinados às famílias que se encontram sem moradia e que perderam praticamente tudo. Assistentes sociais também estão visitando as casas para avaliar a situação de cada uma e destinar donativos, como colchões e roupas.

Apesar da situação, segundo a diretora de gestão da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, as famílias não querem deixar suas residências. Porém, foram orientadas pelas equipes a passarem as noites em casas de familiares ou amigos. “Elas devem procurar um lugar seguro para dormir, pois as chuvas continuam constantes. Todas as famílias já estão cadastradas no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Mas enquanto a casa nova não é concedida, essas pessoas têm receio de serem roubadas e perder o pouco que resta”, destacou.

A prefeitura informou também que equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão realizando a limpeza e fazendo a remoção dos entulhos dos córrego de Cuiabá. Agentes de saúde têm auxiliado na orientação aos moradores sobre como limpar adequadamente as casas e utilizar hipoclorito de sódio para evitar doenças.

NÍVEL DO RIO

O nível do Rio Cuiabá está em 6,31 metros neste domingo (2), na capital, segundo dados oficiais da Agência Nacional das Águas (ANA), e não é considerado situação de alerta. A medida já caracteriza normalidade, conforme o Comitê de Gestão de Riscos da prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, o rio chegou a 7,51 metros no último domingo, dia 23, sendo que a partir de 7,5 metros já pode ser considerada situação de alerta. Conforme o coordenador da Defesa Civil da capital, Oscar Amélito, a altura considerada normal para esta época do ano é de cinco metros.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet