A Comarca de Água Boa, por meio da Vara da Infância e Juventude, realizou uma série de ações durante o mês de maio em referência à campanha Maio Laranja, que visa ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os dias 12 e 22 de maio, foram realizadas palestras educativas em sete escolas do município, das zonas rural e urbana.
A iniciativa alcançou cerca de 1000 crianças e adolescentes, entre 6 e 12 anos de idade, das escolas municipais: Escola Municipal Guarujá, Escola Municipal Vila Nova, Escola Estadual 9 de Julho, Escola Municipal Ermindo Mendel, Escola Municipal Cristalino, Escola Municipal Cecília Meireles e Escola Municipal do P.A. Jaraguá. As atividades foram conduzidas pelo agente da Infância e Juventude da comarca, Wender da Silva Bresolin, sob a supervisão do juiz Luís Otávio Tonello dos Santos, em cooperação com a rede de proteção local.
De acordo com o magistrado, as palestras abordaram temas cruciais para a prevenção e identificação de casos de violência, como a conceituação de abuso e exploração sexual, estratégias de autoproteção, identificação de sinais de perigo, os riscos no ambiente online e a importância de denunciar.
“Também foi explicado o papel da rede de proteção e como buscar ajuda. Para engajar os jovens, ainda utilizamos recursos como exposições, slides, vídeos educativos e dinâmicas interativas, como o semáforo do toque, sempre com linguagem adequada à faixa etária, o que resultou em ativa participação”, contou o juiz Luís Otávio Tonello.
O magistrado complementa que a participação da Vara da Infância e Juventude de Água Boa nesta iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
As palestras educativas contaram ainda com a parceria do Conselho Tutelar de Água Boa, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e tiveram participações pontuais da Polícia Judiciária Civil, destacando a importância da atuação coordenada da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, para uma abordagem mais eficaz e abrangente.
Campanha – O Maio Laranja é uma campanha que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A iniciativa, instituída por lei em 2022, tem como objetivo ampliar as ações desenvolvidas em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação é considerada uma ferramenta vital para conscientizar a sociedade e fomentar o debate sobre um tema delicado, fortalecendo os mecanismos de prevenção e detecção precoce de casos de violência sexual.