Para garantir a segurança de servidores, magistrados, operadores do Direito e população em geral, o presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, anunciou nesta quarta-feira (26) em Primavera do Leste a instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em todas as comarcas do Estado. A informação foi divulgada durante reunião entre o presidente, a equipe técnica do TJMT e magistrados das comarcas de Primavera do Leste, Campo Verde, Dom Aquino, Poxoréu, Paranatinga, Jaciara e Juscimeira.
Segundo o presidente, a ideia inicial era atender apenas as comarcas de Entrância Especial e Terceira Entrância, mas foi ampliada em razão de pedidos de vários magistrados. Entre eles a juíza de Poxoréu, Patrícia Cristiane Moreira. “A vulnerabilidade da segurança é uma preocupação coletiva de servidores e magistrados estaduais”, disse a magistrada, acrescentando que, com a instalação das câmeras e alarmes, o TJMT estará adotando providências efetivas para resolver o problema da falta de segurança.
Na avaliação da magistrada, a medida é preventiva, já que apenas a presença das câmeras de monitoramento costuma inibir atividades ilícitas. “A pessoa que sabe que sua conduta está sendo gravada dificilmente praticará algum ato criminoso ou infracional”, destacou.
Outro problema abordado pelos magistrados durante a reunião foi a necessidade de obras de reforma e ampliação, principalmente nos fóruns de Poxoréu e Campo Verde. Em relação a esses dois prédios, o presidente informou que as obras já estão sendo licitadas e em breve o problema estará solucionado.