O rompimento do registro de descarga da adutora do Altos da Serra, uma das maiores de Cuiabá, interrompeu o abastecimento de água a 18 bairros da Capital na manhã desta sexta-feira (29). De acordo com a CAB Cuiabá, concessionária de água e esgoto da cidade, 13 mil famílias estão com o fornecimento de água suspenso. A previsão é que o abastecimento seja plenamente restabelecido somente em 36 horas.
Informações dão conta de que o dano à rede de água no Altos da Serra e região foi provocado pela construtora Nhambiquaras. A empreiteira está atuando em obra no bairro a serviço da prefeitura de Cuiabá. A CAB Cuiabá informa que o rompimento do registro de descarga da adutora bloqueia neste momento o fluxo de água até as torneiras nos bairros Altos da Serra I e II, Doutor Fábio I e II, Três Barras, Jardim Umuarama, 1º de Março, João Bosco Pinheiro, Buritis, Ilza Terezinha Pagot, Aroeira, Serra Dourada, Padova, Novo Paraíso II e Morada da Serra I, II, III e IV.
Técnicos da CAB Cuiabá estão se deslocando até o local para iniciar os reparos necessários. O rompimento foi flagrado em tempo real, graças ao auxílio da tecnologia. Equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) da CAB identificou por meio de softwares e computadores o aumento da vazão da adutora e rapidamente fechou os registros de manobra por meio do setor de controle.
A concessionária informa que irá acionar a empreiteira Nhambiquaras pelo dano causado ao patrimônio da cidade. Desde o início do ano, vários boletins de ocorrência foram registrados contra a Nhambiquaras e outras empresas do setor, como a Encomind e Três Irmãos, por situações similares. Os casos são enquadrados como crimes contra o patrimônio público.