A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá informa à população que, conforme orientação do Ministério da Saúde, houve alteração no calendário nacional de vacinação infantil. Desde a última terça-feira (1º de julho), a vacina meningocócica ACWY passou a ser aplicada como dose de reforço aos 12 meses, substituindo a vacina meningocócica C. A mudança visa ampliar a proteção das crianças contra os principais sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da meningite.
Atualmente, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses de vida, com um reforço administrado aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos: A, C, W e Y, aumentando significativamente a cobertura imunológica da população infantil.
A vacina meningocócica ACWY já era ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. Agora, passa também a integrar o calendário vacinal infantil. É importante destacar que crianças que já completaram o esquema com as duas doses da meningocócica C e o reforço aos 12 meses não precisam tomar a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não receberam o reforço estão aptas a receber a dose com a nova versão do imunizante.
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, reforça a importância da atualização do calendário vacinal e destaca que a rede municipal está preparada para atender à nova demanda.
“Temos em estoque 2.900 doses da vacina ACWY disponíveis em nossas unidades de saúde. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite, uma doença grave que pode evoluir rapidamente e causar sequelas ou até mesmo levar à morte. Por isso, é fundamental que os pais levem seus filhos às unidades para manter a caderneta de vacinação em dia”, alertou.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), entre janeiro e junho de 2024, Cuiabá registrou 22 casos notificados de meningite em moradores da capital. Desses, dois casos foram confirmados, um de meningite bacteriana e um de meningite viral. Outros dois casos permanecem inconclusivos e 18 foram descartados. Os dados foram extraídos da base municipal em 13 de junho de 2025.
A vacina meningocócica ACWY está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com sala de vacinação. A orientação da SMS é que os pais ou responsáveis compareçam à unidade mais próxima com a caderneta de vacinação da criança para avaliação e aplicação da dose, quando indicada. A atualização no calendário representa um avanço significativo na proteção da saúde infantil e na prevenção de surtos de meningite no município.