Cidades Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 10h:10 | Atualizado:

Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 10h:10 | Atualizado:

LICITAÇÃO

Cuiabá contrata empresa para retirar lombadas irregulares

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

LOMBADAS.jpg

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) abriu na quarta-feira (1),  o edital de concorrência pública para contratação da empresa que executará os serviços para retirada de 360 lombadas, popularmente conhecidas como 'quebra-molas', irregulares das ruas de Cuiabá. A medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a pasta de Mobilidade e o   Ministério Público Estadual (MPE) - via  a 29ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística da Capital. O processo ocorrerá dia 1 de julho, às 9h, na sala de licitações localizada no subsolo da Prefeitura Municipal de Cuiabá - Palácio Alencastro, Centro.

A Semob realizou neste ano um levantamento que apontou a existência de 360 lombadas irregulares construídas por populares fora das especificações técnicas e das condicionantes estabelecidas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de número 600 de maio de 2016. 

De acordo com o Termo de Ajustamento, "o compromissário terá de contratar empresa especializada para a retirada ou adequações das ondulações transversais indicadas no Relatório das Condições Físicas das Ondulações Transversais no Município de Cuiabá. A licitação e a contratação da referida empresa serão concluídos no prazo de até 6 (seis) meses, a contar da assinatura do presente termo. Ainda conforme a cláusula terceira, o Município de Cuiabá obriga-se a finalizar as obras de retirada/readequação das ondulações transversais aqui tratadas no prazo de 3 (três) anos, a contar da contratação da empresa responsável por meio do processo de licitação previsto na cláusula segunda".

"Os  redutores de velocidade  só podem ser utilizados onde exista a necessidade de redução de velocidade.  A instalação depende de um estudo técnico de engenharia de tráfego que pode  demonstrar a existência de  índice significativo de velocidade ou risco potencial de acidentes. Tudo conforme pede às normas do Conselho Nacional de Trânsito. A Semob demonstrou por meio de um levantamento que existe uma cultura onde a população quer construir lombadas em frente ao seu comércio para que os veículos passem devagar e veja o estabelecimento comercial. A sugestão é, quando o munícipe verificar a existência de um fluxo intenso de veículo em determinada via ou uma via onde os motoristas transitam em velocidade acima do permitido, que, informe a Semob por meio de um ofício na sede da Secretaria", explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego. 

Mais informações serão disponibilizados na Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contratos/Secretaria Municipal de Gestão – SAELC/SMGe - Fone: 3645-6241 e/ou no e-mail: cpl@cuiaba. mt.gov.br - Atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O edital e seus anexos estarão disponíveis por meio do endereço: http://licitacao.cuiaba.mt.gov.br/licitacao/.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • elcio

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 14h59
  • Então na Rua b2 do Residencial padova, ha a questão da enchorrada que dese da estrada do lixo para a Rua borboletas que passa pelo Reesidencial Pádova e segue para o interior do bairro Serra Dourada em Cuiabá-MT. Assim, em razão da lama e agua que adentava na Rua B2, mradores ajuntaram-se e fez não um quebra-molas, mas uma barreira de retenção para impedir a entrada dessa água ara rua que empoça na frente das casas. Na Rua C-2 do mesmo residencial, os moradores foram omissos e não construíram essa barreira de contenção e la é uma lama pura, um lixo, o caos. Se alguém retirar essa barreira sem antes resolver o problema do escoamento dessa água, teremos um problema e não pestanejarei em acionar os responsáveis judicialmente pelos ddanos que vão causar. Não vencemos lavar a área e a casa. vivo a pagar mensalmente mais de 400,00 de cota de agua. No m^^es passado paguei 599,00 de conta de água. Resolvam primeiro a questão da obra da avenida contorno leste, da água que vem da estrada do lixo para depois mexerem nessa barreira de contenção construída por moradores ou terão problemas a serem sanados judicialmente. ok?
    1
    0



  • EUEU

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 11h46
  • demorou, passou do tempo, vem aqui nos cpas 1 2 3 4, um show de quebra molas
    1
    1



  • rozenilda maria de jesus

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 11h06
  • muito bom essa atitude la no bairro shangrilar ali atras do shopingg 10 tem quebamolas demais tudo inregular
    4
    1



  • cutico

    Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022, 10h31
  • NASSAS RUAS ESTÃO TOMADAS DESSE OBSTACULOS QUE MAIS CAUSAM PREJUIZO DO QUE QUALQUER COISA.
    3
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet