O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), está reunido com o Comitê de Combate ao Coronavírus para discutir novas medidas de contenção do avanço da doença. A reunião de emergência foi solicitada por conta da informação de que os hospitais destinados ao atendimento aos pacientes com Covid-19 estão superlotados, inclusive com falta de leitos de UTIs.
Entra a ações a serem abordadas, segundo informações obtidas pelo FOLHAMAX, estão a implantação de barreiras sanitárias nas entradas e saídas da capital. Nesses locais, as pessoas serão abordadas para que temperatura corporal seja aferida, além de responderem alguns questionamentos sobre o quadro atual de saúde.
Se a pessoa apresentar sintomas, deve ser encaminhada para uma unidade de saúde e realizar o teste da Covid-19.
O prefeito também vai discutir a possível decretação de ‘lockdown’ durante o feriado de Corpus Christi, que deve ser prolongado. Caso aprovado, os estabelecimentos comerciais devem permanecer fechados entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de segunda.
Neste caso, apenas serviços essenciais estarão aptos a funcionar. São eles: supermercados, farmácias e unidades de saúde.
Também deve ser apresentada a proposta de toque de recolher em algumas regiões da cidade, mesmo após o feriadão. Estas regiões, segundo informações, são as que registram mais casos e que, mesmo assim, moradores descumprem o isolamento social.
As medidas mais rígidas deverão ser tomadas em conjunto com a prefeitura de Várzea Grande e com equipes do Governo do Estado. Nesta terça, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar de Campos (DEM), já decidiu decretar ‘lockdown’, durante o feriado prolongado. A informação é do secretário de Comunicação Social, jornalista Pedro Marcos Campos Lemos.
Em Várzea Grande, o decreto passa a valer entre a meia-noite desta quinta-feira (11) até a manhã segunda-feira (15).
O texto do decreto deve terminar que a maior parte da população fique em casa e somente poderá deixar as residências em casos extremos. A medida visa conter o crescimento desenfreado da pandemia do novo coronavírus na cidade.
Lucimar tomou a decisão após o Estado confirmar que os leitos de UTIs em Cuiabá e Várzea Grande estão, praticamente, todos ocupados.
RONDONÓPOLIS
O prefeito de Rondonópolis também adotou medida semelhante e decretou o fechamento do comércio durante os finais de semana. Essa medida já está valendo deste a última sexta-feira (5).
Cuiabano
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 17h25Cuiabano
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 17h21Francisco
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 14h41Analista Pol?tico
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 14h29Salci
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 14h15Z? BACURI
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 14h08Indignado.
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 13h51Helton
Terça-Feira, 09 de Junho de 2020, 13h24