O projeto “De Bem Com a Vida”, desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, realizou no sábado (24.04), ações com o objetivo de estabelecer princípios que orientem a elaboração de estratégias para o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de álcool.
Pela manhã, a equipe do De Bem Com a Vida organizou um diálogo formativo com os professores da Escola Estadual Vanil Stabilito, em Várzea Grande. O encontro com o corpo docente da escola faz parte da estratégia de mobilização para identificar a melhor maneira de atuar junto aos alunos na prevenção social, e prepará-los a fazer escolhas conscientes que contribuam para sua saúde e segurança, de forma a minimizar os riscos ou danos associados ao uso de álcool e outras drogas.
Na ocasião de troca de saberes e incubação de ideias, o coordenador do projeto, investigador, Ademar Torres, falou aos professores sobre desafios da atuação docente frente aos estudantes no contexto da violência escolar, no enfoque do Estatuto da criança e do adolescente (ECA).
Durante o encontro, foi discutido o planejamento de ações que envolvam a construção de um projeto de prevenção e a integração de representantes dos diferentes segmentos da escola: direção, coordenadores, professores, funcionários, estudantes, famílias e comunidade no sentido que estas ações sejam direcionadas para os estudantes, a própria comunidade escolar envolvida no processo.
A segunda ação do sábado ocorreu com palestra “Curta a vida sem nenhuma dose de arrependimento”, no 3° Pelotão dos Bombeiros do Futuro, na Escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos, no bairro Jardim Alá - Várzea Grande.
Nos dois eventos houve a participação do presidente do Conseg da área central de Várzea Grande, que contribuiu com os trabalhos, apresentando dinâmicas aos adolescentes com o objetivo de se precaverem contras as más influências e sujeições, que possam levar ao consumo de álcool e drogas.
Segundo Ademar Torres, a questão das drogas não é um componente obrigatório no currículo das escolas, mas em razão de sua importância e atualidade, está cada vez mais presente nas propostas educacionais e cabe a cada escola definir suas estratégias de acordo com sua autonomia, para promover a integração do tema da prevenção do uso de álcool e outras drogas com as ações escolares.