O Defensor Público responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria de Mato Grosso, com atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Tadeu Vaz Curvo, foi convidado para participar do curso de formação dos novos Defensores Públicos de São Paulo, que será realizado nos dias 7 e 14 de novembro.
Organizado pela Escola dos Defensores Públicos de São Paulo, o curso foi divido em duas turmas, sendo que Vaz Curvo irá ministrar o tema que trata sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Dentre as exposições que serão feitas pelo Defensor Mato-grossense estão a experiência junto a Corte Interamericana e apresentação de um caso concreto levado ao sistema e que obteve resultado.
A exemplo da decisão favorável em caso inédito no país referente à família de refugiados políticos do caso do ex-presidente peruano Alberto Fujimori. Escolhido entre vários Defensores, Vaz Curvo e o Defensor Público paraguaio Gustavo Zapata Baez fizeram um trabalho que passou a orientar todas as decisões da Corte Interamericana, bem como demais Tribunais Nacionais sobre refugiados políticos.
Também irá participar do módulo o Defensor de São Paulo, Antônio José Maffezoli Leite. Os novos Defensores foram aprovados no VI concurso público realizado pela Defensoria de São Paulo.