A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, realiza este mês a campanha "Vamos Meter a Colher", em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. O lançamento da campanha acontece hoje (6), no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, às 14h.
Conforme a Defensora Pública Rosana Leite, Presidente Estadual do Conselho da Mulher, a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada da Defesa da Mulher não trabalham apenas com questões jurídicas, mas seu campo de atuação é amplo, inclusive com ênfase para o “social”.
"Assim, é preciso que a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada da Defesa da Mulher estejam integradas ao contexto social, interagindo com a população carente, e participando ativamente das datas comemorativas de importância nacional e mundial".
Os objetivos da campanha são ampliar, cada vez mais, o atendimento pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e a Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, bem como o campo de trabalho social da Sala da Mulher, além de promover interação entre a população, Defensoria Pública, Delegacia Especializada da Defesa da Mulher e da Sala da Mulher e demais parceiros.
Para a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, a campanha é muito importante para alertar mulheres e incentivar a denúncia. “Muitas mulheres, senão a maioria, deixam de denunciar o seu agressor por medo ou até mesmo por conta de uma cultura. Mas, essa realidade precisa ser mudada e é justamente por isso que aderimos a campanha. Somos contra a qualquer tipo de violência”, destacou Dilair.
Ainda conforme a Defensora Pública, a ideia é divulgar o trabalho desenvolvido por essas Instituições, particularmente no que se refere ao combate da violência contra a mulher, estimular a inserção das mulheres no contexto da sociedade e demonstrar que as Autoridades constituídas em Cuiabá e Várzea Grande estão unidas para defender os interesses da população.
Durante o mês de março, haverá a integração da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Núcleos de Cuiabá e Várzea Grande, Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, a Sala da Mulher e demais parceiros na comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Palestras na área jurídica (Lei Maria da Penha) e na área social serão proferidas. Além disso, haverá uma confraternização com a população, com sorteio e entrega de prêmios para os vencedores dos concursos de redação e coreografia.
CONCURSOS
Do dia 06 ao dia 13 de Março estarão abertas as inscrições para o concurso de redação com o tema da campanha para alunos do 6º ao 9.º ano das escolas públicas e para as equipes que quiserem participar do concurso de coreografia da “Dança da Colher”.
PREMIAÇÃO
A equipe vencedora do concurso da "Dança da Colher" receberá três tablets (um para cada integrante) e cada um dos vencedores do concurso de redação receberá um tablet. Os prêmios serão entregues no dia 28/03/2014 no Ginásio Verdinho. Mais informações podem ser obtidas pelo por portal da Defensoria Pública: www.defensoriapublica.mt.gov.br.