O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), durante sessão plenária desta quarta-feira (04), fez um alerta aos colegas parlamentares e chamou a atenção sobre os projetos enviados pelo governo do estado. No uso de sua fala na tribuna, Batista criticou o pedido de dispensa de pauta em relação a Mensagem nº 125/2021, que trata da criação de unidades regionais de saneamento básico em Mato Grosso.
“Acredito que projetos, do Poder Executivo ou do Legislativo, de grande relevância e que impactam diretamente o cidadão mato-grossense, deveriam ser amplamente discutidos dentro do Parlamento, sem atropelos e sem pressa. No caso da Mensagem nº 125, houve pouco debate, foi aportado nesta manhã e ainda nem tivemos tempo de estudá-lo. Projetos dessa natureza, com pedidos de ‘urgência urgentíssima e dispensa de pauta’, atrapalham o nosso direito de participar de forma efetiva”, explicou o parlamentar.
Após o alerta feito por João Batista, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Max Russi (PSB), prontamente atendeu o pedido e retirou a “dispensa de pauta”, colocando o projeto à disposição dos parlamentares para estudo.
“Quero agradecer o alerta do deputado João Batista, que está coberto de razão em sua fala. Esse assunto é muito sensível e impacta diretamente os 141 municípios de Mato Grosso. Com a permissão de todos os demais deputados, inclusive dos que já assinaram, peço para retirar o pedido de dispensa de pauta, atendendo ao encaminhamento do deputado João Batista, para que possamos realizar uma discussão mais ampliada sobre esse projeto”, disse Max Russi.