O pestista Ademir Brunetto apresentou à Mesa Diretora, no dia 11 de março de 2014, requerimento solicitando uma sessão solene para entrega de títulos de cidadão mato-grossense. O evento está programado para o dia 26 de junho, às 19h30, no Plenário das Deliberações, contará com a presença de alguns deputados e outras autoridades convidadas.
O objetivo deste requerimento é homenagear aquelas pessoas que de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso, muitas vezes de forma renunciada, tornando nosso estado grandioso, propagando o que de bom existe aqui, adotando nossas terras como suas, criando amor por esse solo. Nesse contexto, a presente proposição se justifica como fator de grande relevância social, na medida em que visa assegurar justo reconhecimento por serviços prestados, pelo empenho no desenvolvimento de nosso Estado”, explana o deputado.
A concessão desses títulos honoríficos é de competência privativa da AL/MT. A honraria é designada a toda pessoa física habilitada de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Estado. Um dos requisitos para concessão do Título é que o homenageado tenha residência e desenvolva atividades em Mato Grosso por um período superior a cinco anos.