Choveu em um dia 79% do previsto para todo o mês de fevereiro em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, o que causou alagamentos e deixou 80 pessoas desabrigadas, nessa quinta-feira (17). De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 158 milímetros de chuva e a previsão para o mês de fevereiro era de 200 milímetros.
A chuva começou na quarta-feira (16) e seguiu até quinta-feira (17). Além disso, 20 casas estão alagadas e três pontes foram destruídas no município.
Não há registro de mortes.
Nesta sexta-feira (18), a Defesa Civil continua fazendo um levantamento dos danos e vistoria nos imóveis que foram afetados pelas chuvas.
O município anunciou estado de calamidade pública que será apreciado pela Câmara Municipal de Diamantino. Em seguida, a situação precisa ser reconhecida pelo governo do estado e, por fim, pelo governo federal.
Famílias desabrigadas
As famílias que ficaram desabrigadas devido às chuvas que atingiram o município estão sendo levadas para hotéis da cidade. Segundo o município, a Secretaria de Assistência Social está visitando as famílias para verificar a necessidade de realocação em hotéis da cidade.
A prefeitura também disse que foram disponibilizados água e alimentos às famílias. Agora, o município faz uma campanha de doação de móveis, eletrodomésticos, roupas e outros utensílios.
A Secretaria de Assistência Social (SETASC) enviou 200 cestas e 200 cobertores para os moradores que estão desabrigados.
Cadeia pública alagada
A cadeia pública no município ficou alagada durante as chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira (17). A água tomou conta da unidade prisional, mas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), não houve necessidade de remanejar os presos.
A cadeia de Diamantino fica a 10 metros de um rio que, com as fortes chuvas, transbordou e alagou a região no entorno.
Por volta de 8h, o nível da água começou a baixar e as atividades na penitenciária foram normalizadas ao meio-dia desta quinta, segundo a Sesp.