Cidades Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h:07 | Atualizado:

Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h:07 | Atualizado:

EFEITO FAKENEWS

Em Cuiabá, 70% faltam a vacinação; maioria quer escolher "marca"

Dos quase 5 mil agendados, somente 1,4 mil compareceram aos postos nesta quarta

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vacinacao-cuiaba.jpg

 

Quase 70% das pessoas agendadas para vacinar contra a Covid-19, na quarta-feira (16), em um dos seis polos de Cuiabá, não compareceram. Os dados são das equipes que coordenam a vacinação na capital de Mato Grosso. Do total de 4.934 pessoas dos grupos prioritários agendados, somente 1.492 estiveram nos locais, totalizando 3.442 faltosos.

Em Cuiabá, até o momento, já foram aplicadas 248.791 doses, sendo 185.471 mil de primeira dose e 63.320 mil de segunda dose. Os dados são do Localiza Sus, sistema do Governo Federal que contabiliza as imunizações realizada em todo o país.

O coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, elencou as possíveis causas do não comparecimento das pessoas no dia da vacinação.

"Acredito que são vários fatores para esta evasão, dentre elas, não estar com a documentação necessária, escolher vacina e priorizar outra atividade ao invés da imunização", relatou.

Para Wellington, estas atitudes só trazem prejuízo a todo o sistema de saúde e atrasa, ainda mais, a imunização. “Infelizmente está faltando conscientização da população. Enquanto não há o comparecimento da pessoa agendada, muitos desejam ser imunizados. Então, essa evasão é muito prejudicial para todos”, alertou.

No maior polo de vacinação de Cuiabá, o Centro de Eventos do Pantanal, tinha agendado para esta quarta-feira, cerca de mil atendimentos, contudo, compareceram pouco mais de 490 pessoas.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Estão sendo vacinados atualmente pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com e sem comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da Educação, trabalhadores de Saúde, pessoas a partir de 53 anos.

Em Cuiabá, há seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.





Postar um novo comentário





Comentários (13)

  • GERALDO SILVEIRA

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 17h15
  • Pra essa turma que quer vacinas, a Sputnik estará disponível brevemente. A minha vaga dou pra eles. Que tome a Sputnik e sejam felizes. Prefiro ser paciente e aguardar a Pfizer.
    0
    0



  • Moreira

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 16h16
  • Todos sabem que não há vacinação pela bagunça no cadastro da prefeitura de Cuiabá sob a Gestão Mané Paletó. Uma bagunça!!
    0
    0



  • MARIA DE FATIMA

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 15h48
  • Lucas, você graduou em medicina em que universidade? Percebe-se que é um infectologista muito conceituado. Imagino deva ser PHd e, pela forma com que defende seu ponto de vista, demonstrando um saber que poucos médicos detém, deveria estar no ministério da Saúde ou, assessorando o governo do Estado de MT. Vai ser inteligente assim lá na China.
    1
    2



  • RAFAEL

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 14h54
  • ABRE PARA AS DEMAIS IDADES SEM COMORBIDADE.. QUERO VACINAR.. LARGA ESSE POVO IMBECIL DE LADO.. QUE SE FOD@AM
    5
    1



  • S? observo (original) - N?o fake sem cri

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 14h07
  • Márcio, não toma, simples. Deixa a vez para outro... Pessoalmente não gostaria de tomar uma vacina Chinesa, muito menos uma Russa, mas é o que tem, afinal o debilóide atrasou todo o processo né... poderíamos neste momento ter 5/10 milhões a mais de pessoas vacinadas pela Pfizer, mas não temos... então o q resta é a "vachina" do calça apertada.
    2
    4



  • Lucas

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 13h47
  • Márcio, seu BURRO, ENERGÚMENO, GADO IDIOTA,. Comedor de capim, nenhum vacina tem 100% de eficácia, RETARDADO. Enquanto, pelo menos 80% da população não se imunizar, nunca vamos conseguir controlar esse vírus. Nenhuma vacina garante que vc não venha se infectar, ela elimina a chance de vc adoecer, precisar de UTI e morrer. Vá se informar, IMBECIL! Como pode ter gente tão ignorante nesse país, meu Deus! 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️
    5
    6



  • Delcio

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 13h39
  • Não precisa nem mandar para o final da fila não. Eliminem essas pessoas do cadastro e sedam a ordem de vacinação para os próximos de menos idade, sem comorbidades que queiram vacinar. Esses que estão com frescura, se virem para adquirir vacinas, vão para SP ou EUA conseguir vacinas. Vai TMNC, rapaz! Vai se besta pra lá...
    6
    3



  • Observador

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 13h29
  • Até o Governador não quis a Coronavac e nem a Russa. A população não é besta.
    5
    1



  • Azevedo

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 13h19
  • A burrice e ignorancia também ajudam a levar para a cova. Enquanto na Europa o público já volta para os estádios para assistir aos jogos, os idiotas daqui ficam achando que o vírus vai embora sem vacina. Toma corona pq depois vai ter só sputinik prós cobaias.
    4
    3



  • S? observo (original) - N?o fake sem cri

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h42
  • Brasileiro tem que ser objeto de estudo mesmo, um presidente negacionista que boicota o próprio governo, a população especialista em novela, BBB, tiktok e vacina, sem contar os inúmeros novos casos de problemas cardíacos graves, atestados pelos mais variados especialistas, para cidadão furar a fila de quem realmente precisa. Pra mim é simples de resolver, abriu mão de ser vacinado, vá para o final da fila e pronto. Obs. já ia esquecendo daqueles que convenientemente não querem ser vacinados para não precisar trabalhar, já que o $$ tá garantido né.
    3
    3



  • Fernando

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h39
  • Vai chamando o próximo e fila que anda
    2
    0



  • Marcio

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h34
  • Ninguém confia na vacina da China. No chile houve vacinação em massa com a CORONAVAC e, mesmo assim, houve um novo surto da doença. Não adianta vacinar com uma vacina ineficaz. Muitos idosos que vacinaram com a Coronavac continuam trancado em suas casas, usando mascará e temerosos de contraírem a doença. E, agora, vem a Sputnik do Mauro Mendes, que, pelas informações, é pior e mais perigosa do que a vacina da china.
    8
    13



  • PANTANAL

    Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 12h17
  • DEIXEM ELES SEM FACINAR // PULA PRA PROXIMA IDADE E BARÇO QUE SEGUE ////
    10
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet