Por falta de pagamento, Cuiabá perde a prestação de serviços de exames essenciais em 11 unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Empresa contratada há pouco menos de um ano, a One Laudos divulga que não recebe desde o início do contrato na gestão de Emanuel Pinheiro (MDB) e a dívida do município com a prestadora já supera R$ 2,1 milhões.
A justificativa encaminhada à empresa seria a crise financeira. De acordo com a nota divulgada pela empresa, foi encaminhado um ofício na última sexta-feira (18) à Empresa Cuiabana de Saúde Pública e à Secretaria Municipal de Saúde, confirmando o encerramento definitivo das atividades prestadas pela One Laudos.
A empresa explica que o contrato foi firmado em 05 de agosto de 2024 e as notas fiscais estão em aberto desde setembro daquele ano. De acordo com a One Laudos, sempre houve promessas de pagamento por parte do município, mas no início deste ano, com a nova gestão, foi informado que a pasta de saúde estava sofrendo uma crise financeira.
A prestadora de serviços declarou que seguiu todas as etapas de negociação, realizando contatos reiterados com a Secretaria Municipal de Saúde, alertando sobre os riscos e impactos da ausência de pagamentos. Porém, diante da falta de proposta de acordo, foi decidido pelo encerramento do trabalho.
“A desmobilização dos serviços e equipamentos foi iniciada no último fim de semana. A empresa reitera seu respeito com a população de Cuiabá e aponta que adotará medidas judiciais em caso de qualquer impedimento à desmobilização por parte da Secretaria de Saúde do município”. De acordo com os dados da One Laudos, a prestadora de serviços realiza mensalmente, em média, 1.700 eletrocardiogramas e 1.400 exames de tomografia computadorizada.
Entre as 11 unidades de saúde em que estavam prestando serviços estão as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Serviço de Assistência Especializada, Centros de Especialidades Médicas dos bairros Coxipó e Centro, e os Centros de Especialidade em Reabilitação do Planalto e Pascoal Ramos.
Marquitos
Terça-Feira, 22 de Julho de 2025, 12h30ELEITOR
Terça-Feira, 22 de Julho de 2025, 11h07Alaor
Terça-Feira, 22 de Julho de 2025, 10h44