Logo após a Prefeitura de Cuiabá se manifestar nesta segunda-feira (6) afirmando que a paralisação dos motoristas da empresa de transporte coletivo Caribus ocorre devido à insatisfação dos funcionários com a empresa, a Caribus divulgou uma nota rebatendo a declaração. No comunicado, a empresa dispara que o movimento dos funcionários está relacionado ao atraso no pagamento dos benefícios, que é resultado da "falta de repasses adequados" por parte da Prefeitura da Capital.
A paralisação dos trabalhadores ocorreu nas primeiras horas desta segunda-feira, afetando os moradores dos bairros Osmar Cabral, Coxipó, Pedra 90 e Industriário.
Em comunicado, o Palácio Alencastro afirmou que o descontentamento dos funcionários está relacionado com a empresa empregadora e não com a Prefeitura de Cuiabá.
Além disso, destacou que o Executivo Municipal não aceitará qualquer prejuízo aos usuários e buscará minimizar os danos e restabelecer os serviços prestados à população cuiabana "o mais rápido possível".
Por sua vez, a Caribus emitiu um posicionamento no qual lametou os transtornos causados pela falta de transporte público, mas reconheceu a paralisação como justa e afirmou estar fazendo esforços para encontrar uma solução, além de alfinetar a Prefeitura.
Apesar de atribuir parte da culpa ao Município, a empresa não citou valores de repasses que estariam atrasados. Também não especifica a quantia que avalia como "adequada".
"Entendemos que a administração municipal possui obrigações contratuais relacionadas a esses repasses, e a ausência desses pagamentos afetou nossa capacidade de cumprir nossos compromissos contratuais", traz trecho da nota. Contudo, pontuou que está determinada a encontrar os recursos devidos de acordo com os contratos estabelecidos com a administração municipal, para assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público em Cuiabá.
NOTA À IMPRENSA
A empresa Caribus vem a público para abordar a paralisação dos serviços de transporte público realizada pelos trabalhadores em Cuiabá na manhã de segunda-feira, 6 de novembro, de maneira clara e direta:
- Pedimos desculpas à população de Cuiabá pelo transtorno causado pela falta de transporte público neste 6 de novembro. Reconhecemos justa a paralisação e estamos fazendo esforços para encontrar uma solução.
-A Caribus reconhece a legítima insatisfação dos funcionários e esclarece que o atraso no pagamento dos benefícios está diretamente relacionado à falta de repasses adequados por parte da Prefeitura de Cuiabá.
- Entendemos que a administração municipal possui obrigações contratuais relacionadas a esses repasses, e a ausência desses pagamentos afetou nossa capacidade de cumprir nossos compromissos contratuais.
- A Caribus reitera seu compromisso em relação ao pagamento dos benefícios e tem feito todos os esforços possíveis, apesar dos desafios financeiros causados pelos repasses insuficientes da Prefeitura de Cuiabá.
- Reconhecemos a legitimidade das dívidas pendentes e estamos ativamente engajados em buscar um diálogo construtivo com a administração municipal e outras autoridades para resolver esse impasse financeiro por meio de reuniões e negociações.
- Estamos determinados a encontrar os recursos devidos de acordo com os contratos estabelecidos com a administração municipal, a fim de assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público em Cuiabá.
- Pedimos a compreensão de todos os envolvidos e reforçamos nossa disposição em colaborar com todas as partes para restaurar eficientemente os serviços de transporte público.
- Agradecemos a compreensão de todos e acreditamos que, por meio de esforços conjuntos e um diálogo construtivo, poderemos superar essa desafiadora situação.
King
Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2023, 15h31Carlos Nunes
Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2023, 14h05