Um evento para discutir a ética e a segurança do servidor público foi aberto nesta segunda-feira (10), e segue até dia 12 para discutir a disseminação e implementação das comissões de ética e a política de saúde e segurança no trabalho nas instituições públicas, disseminando o código de ética em consonância com a promoção de qualidade de vida dos servidores públicos.
A realização do encontro visa atender a capacitação e padronização do comportamento ético de todos os servidores públicos e também o cumprimento do acordo de cooperação realizado entre as secretarias de educação e administração que começou o processo de discussão em fevereiro de 2013.
Esse trabalho vem ao encontro das necessidades que o estado de Mato Grosso possui, possibilitando assim que evite gastos desnecessários com os processos administrativos e afastamentos de servidores adoecidos, nesse ponto o servidor público adere a um comportamento sério e educado, envolvendo assim a ética e política de saúde e segurança no trabalho.
O encontro contou com a presença de diversas autoridades de instituições públicas estaduais, municipais e federais que demonstraram interesse em conhecer a construção de políticas públicas na instância ética e de saúde e segurança no trabalho com amplo processo de discussão em desenvolvimento inédito pelo Estado de Mato Grosso e no Brasil.
“Nosso objetivo único é abranger todos os servidores públicos em todas as áreas, para que usem essa discussão para desenvolver a padronização do comportamento do comportamento ético, trabalhando a educação pessoal e a promoção de qualidade de vida no trabalho, melhorando assim a prestação de serviço público e atingir assim o bem comum na sociedade em geral” disse o coordenador do encontro Heitor Correa.
Já o primeiro palestrante, Ulisses Schwarz Viana, fez uma ampla discussão sobre a qualidade do trabalho que envolve em ter uma boa ética e usar essa mesma ética em seu beneficio. Viana é doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, mestre em Direito Constitucional pelo IDP, procurador do Estado de Mato Grosso do Sul e Procurador Regional do MS em Brasilia.
“Entendo que quando os servidores públicos agem dentro dos seus próprios limites, respeitando assim os seus deveres e buscando sempre os seus direitos, ele trabalha de maneira produtiva e mostra em seu semblante um ar alegre, dando a ele mesmo a certeza do dever cumprido e ao setor a confiança de um trabalho bem feito e que beneficia tanto a ele quanto a quem usa os seus serviços, certamente a ética quando bem usada, trás ricos benefícios a todos de maneira geral”, finalizou Ulisses.